Elas não podem ser casadas nem ter filhos: curiosidades do Miss Universo
O Miss Universo chega à sua 65ª edição neste domingo (29), quando a Rainha da Beleza de 2016 vai ser coroada. O concurso, que acontece nas Filipinas e será exibido pelo canal Band, é criticado por ter regras vistas como antiquadas, como a de que a vencedora não pode ser casada e nem divorciada, além do limite de idade de 27 anos. Porém, também inova ao aceitar a inscrição de mulheres transgêneros e já ter alçado a carreira política de uma ganhadora, que chegou a concorrer à presidência em seu país de origem. Veja mais curiosidades abaixo:
1- Criado por uma marca de maiôs em 1952, o concurso seria batizado Miss United Nations ("Miss Nações Unidas", em tradução literal)
Porém, uma parceria com o estúdio Universal fez a competição ganhar o nome de Miss Universo.
2- A candidata não pode ser casada ou divorciada e nem ter filhos
A regra foi criada após a Miss Finlândia, Armi Kuusela, abandonar, em 1952, suas funções para casar com um empresário filipino. Joseane de Oliveira, que participou do Big Brother Brasil 3, de 2003, perdeu a chance de concorrer ao Miss Universo ao ser descoberto que ela havia se casado em 1998, aos 17 anos.
3- As competidoras precisam ter entre 18 e 27 anos, completados até o dia 2 de fevereiro do ano em que a candidata pretende concorrer ao Miss Universo. Como os concursos nacionais são feitos por franqueados e podem ter regras diferentes, se a vencedora tiver idade fora do regulamento ela será substituída pela segunda colocada.
4- Não há regras relacionadas a medidas e altura das candidatas, nem a procedimentos estéticos
Porém, em 1954, a revista "Cruzeiro" publicou que a representante brasileira Martha Rocha havia perdido a coroa por "duas polegadas nos quadris". Não se sabe se é verdade, mas a história rendeu até marchinha de carnaval.
5- Mulheres transgêneros podem concorrer a Miss Universo
Desde 2012, todos os concursos realizados pela Miss Universe Organization (Miss Universo, Miss USA, Miss USA Teen e Miss Canadá) aceitam a inscrição de mulheres transexuais. Porém, nos concursos nacionais, a organização deixa a critério de seus franqueados aceitá-las ou não.
6- Durante a concentração, as candidatas estão sempre acompanhadas pelas chaperonas, uma espécie de “babá”.
As profissionais são responsáveis por grupos de competidoras e garantem que elas acordem nos horários certos e que não abusem nas “noitadas”.
7- Duas ganhadoras já perderam a coroa
Em 1957, a norte-americana Leona Gage foi destituída após ter sido comprovado que ela era casada e mais recentemente, em 2002, Oxana Fedorova, representante da Rússia, que teve problemas em cumprir as funções de Miss e preferiu continuar a carreira universitária.
8- A espanhola Amparo Muñoz, Miss Universo em 1974, foi a primeira e a única a renunciar o cargo.
A modelo não quis seguir as ordens da organização e se recusou a fazer uma viagem para o Japão.
9- O Miss Universo já foi alvo de sabotagem
Em 1972, em sua primeira edição fora dos EUA, em Dorado, no Porto Rico, ativistas do Partido Independentista Porto-riquenho, grupo pró-independência do país, derrubaram a transmissão do evento no momento do anúncio da vencedora. As imagens voltaram apenas após a australiana Kerry Anne Wells ter sido coroada.
10- Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, já foi dono do Miss Universo
Ele comprou a Miss Universe Organization, responsável pela produção da competição, em 1996, porém a vendeu em 2015.
11- Sua gestão à frente da Miss Universe Organization foi alvo de críticas de Hillary Clinton durante a campanha presidencial, em 2016
Isto porque a ganhadora do Miss Universo 1996 Alicia Machado, da Venezuela, disse que foi chamada de Miss Empregada Doméstica por ser latina e que teve seu peso criticado por Trump durante seu reinado.
12- O Brasil não participou de apenas uma edição do Miss Universo, em 1990
Quando a etapa nacional, o Miss Brasil, foi cancelado. Ieda Maria Vargas (1963) e Martha Vasconcellos (1968) foram as únicas brasileiras a conquistar a coroa, porém cinco das nossas participantes já conquistaram o segundo lugar.
13- Ao vencer o Miss Universo, a competidora ganha o green card
Ou seja, ela vira residente dos Estados Unidos, já que passa o seu ano de reinado morando em Nova York. Entre suas funções, estão trabalhos de caridade e aparições em eventos representando a Miss Universe Organization.
14- Uma Miss Universo já concorreu à presidência na Venezuela
Irene Sáez, coroada em 1981, competiu pelo cargo com Hugo Chávez, em 1998. Lá, o concurso de beleza é tão importante que é o evento de maior audiência da TV venezuelana.
15- Na edição de 2015, o apresentador Steve Harvey coroou a candidata errada
Logo após declarar a Miss Colômbia Ariadna Gutiérrez como vencedora, ele pediu desculpas por ter lido errado o resultado e disse que a verdadeira Rainha da Beleza era Pia Alonzo Wurtzbach, representante das Filipinas. A antecessora Paulina Vega, Miss Universo 2014, teve que tirar a coroa da cabeça de Ariadna e passar para Pia.
16- De 1960 até 1990, as ganhadoras faziam o Juramento da Miss Universo
“Nós, as jovens do universo, acreditamos que as pessoas de todos os lugares buscam a paz, a tolerância e o entendimento mútuo. Nós prometemos difundir esta mensagem de todas as maneiras que pudermos, em todos os lugares que formos”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.