Topo

Elas não podem ser casadas nem ter filhos: curiosidades do Miss Universo

Do UOL

27/01/2017 04h03

O Miss Universo chega à sua 65ª edição neste domingo (29), quando a Rainha da Beleza de 2016 vai ser coroada. O concurso, que acontece nas Filipinas e será exibido pelo canal Band, é criticado por ter regras vistas como antiquadas, como a de que a vencedora não pode ser casada e nem divorciada, além do limite de idade de 27 anos. Porém, também inova ao aceitar a inscrição de mulheres transgêneros e já ter alçado a carreira política de uma ganhadora, que chegou a concorrer à presidência em seu país de origem. Veja mais curiosidades abaixo: 

1- Criado por uma marca de maiôs em 1952, o concurso seria batizado Miss United Nations ("Miss Nações Unidas", em tradução literal)
Porém, uma parceria com o estúdio Universal fez a competição ganhar o nome de Miss Universo.

Regra sobre casamento foi criada após fuga de Armi Kuusela, Miss Universo 1952. Joseane Oliveira, Miss Brasil 2002, deixou de participar do MU após descobrirem que ela era casada - Divulgação - Divulgação
Regra sobre casamento foi criada após fuga de Armi Kuusela, Miss Universo 1952. Joseane Oliveira, Miss Brasil 2002, deixou de participar do MU após descobrirem que ela era casada
Imagem: Divulgação

2- A candidata não pode ser casada ou divorciada e nem ter filhos
A regra foi criada após a Miss Finlândia, Armi Kuusela, abandonar, em 1952, suas funções para casar com um empresário filipino. Joseane de Oliveira, que participou do Big Brother Brasil 3, de 2003, perdeu a chance de concorrer ao Miss Universo ao ser descoberto que ela havia se casado em 1998, aos 17 anos.

3- As competidoras precisam ter entre 18 e 27 anos, completados até o dia 2 de fevereiro do ano em que a candidata pretende concorrer ao Miss Universo. Como os concursos nacionais são feitos por franqueados e podem ter regras diferentes, se a vencedora tiver idade fora do regulamento ela será substituída pela segunda colocada.

4- Não há regras relacionadas a medidas e altura das candidatas, nem a procedimentos estéticos
Porém, em 1954, a revista "Cruzeiro" publicou que a representante brasileira Martha Rocha havia perdido a coroa por "duas polegadas nos quadris". Não se sabe se é verdade, mas a história rendeu até marchinha de carnaval.

5- Mulheres transgêneros podem concorrer a Miss Universo
Desde 2012, todos os concursos realizados pela Miss Universe Organization (Miss Universo, Miss USA, Miss USA Teen e Miss Canadá) aceitam a inscrição de mulheres transexuais. Porém, nos concursos nacionais, a organização deixa a critério de seus franqueados aceitá-las ou não.

6- Durante a concentração, as candidatas estão sempre acompanhadas pelas chaperonas, uma espécie de “babá”.
As profissionais são responsáveis por grupos de competidoras e garantem que elas acordem nos horários certos e que não abusem nas “noitadas”.

Duas vencedoras já perderam a coroa: a norte-americana Leona Gage (1957) e a russa Oxana Fedorova (2002) - Divulgação/Getty Images - Divulgação/Getty Images
Duas vencedoras já perderam a coroa: a norte-americana Leona Gage (1957) e a russa Oxana Fedorova (2002)
Imagem: Divulgação/Getty Images

7- Duas ganhadoras já perderam a coroa
Em 1957, a norte-americana Leona Gage foi destituída após ter sido comprovado que ela era casada e mais recentemente, em 2002, Oxana Fedorova, representante da Rússia, que teve problemas em cumprir as funções de Miss e preferiu continuar a carreira universitária.

8- A espanhola Amparo Muñoz, Miss Universo em 1974, foi a primeira e a única a renunciar o cargo.
A modelo não quis seguir as ordens da organização e se recusou a fazer uma viagem para o Japão.

9- O Miss Universo já foi alvo de sabotagem
Em 1972, em sua primeira edição fora dos EUA, em Dorado, no Porto Rico, ativistas do Partido Independentista Porto-riquenho, grupo pró-independência do país, derrubaram a transmissão do evento no momento do anúncio da vencedora. As imagens voltaram apenas após a australiana Kerry Anne Wells ter sido coroada.

10- Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, já foi dono do Miss Universo
Ele comprou a Miss Universe Organization, responsável pela produção da competição, em 1996, porém a vendeu em 2015.

11- Sua gestão à frente da Miss Universe Organization foi alvo de críticas de Hillary Clinton durante a campanha presidencial, em 2016
Isto porque a ganhadora do Miss Universo 1996 Alicia Machado, da Venezuela, disse que foi chamada de Miss Empregada Doméstica por ser latina e que teve seu peso criticado por Trump durante seu reinado.

12- O Brasil não participou de apenas uma edição do Miss Universo, em 1990
Quando a etapa nacional, o Miss Brasil, foi cancelado. Ieda Maria Vargas (1963) e Martha Vasconcellos (1968) foram as únicas brasileiras a conquistar a coroa, porém cinco das nossas participantes já conquistaram o segundo lugar.

Ieda Maria Vargas (1963) e Martha Vasconcellos (1968) foram as únicas brasileiras a conquistar a coroa - Divulgação - Divulgação
Ieda Maria Vargas (1963) e Martha Vasconcellos (1968) foram as únicas brasileiras a conquistar a coroa
Imagem: Divulgação

13- Ao vencer o Miss Universo, a competidora ganha o green card
Ou seja, ela vira residente dos Estados Unidos, já que passa o seu ano de reinado morando em Nova York. Entre suas funções, estão trabalhos de caridade e aparições em eventos representando a Miss Universe Organization.

14- Uma Miss Universo já concorreu à presidência na Venezuela
Irene Sáez, coroada em 1981, competiu pelo cargo com Hugo Chávez, em 1998. Lá, o concurso de beleza é tão importante que é o evento de maior audiência da TV venezuelana.

15- Na edição de 2015, o apresentador Steve Harvey coroou a candidata errada
Logo após declarar a Miss Colômbia Ariadna Gutiérrez como vencedora, ele pediu desculpas por ter lido errado o resultado e disse que a verdadeira Rainha da Beleza era Pia Alonzo Wurtzbach, representante das Filipinas. A antecessora Paulina Vega, Miss Universo 2014, teve que tirar a coroa da cabeça de Ariadna e passar para Pia.

16- De 1960 até 1990, as ganhadoras faziam o Juramento da Miss Universo
“Nós, as jovens do universo, acreditamos que as pessoas de todos os lugares buscam a paz, a tolerância e o entendimento mútuo. Nós prometemos difundir esta mensagem de todas as maneiras que pudermos, em todos os lugares que formos”.

No Miss Universo 2015, um erro fez a candidata errada ser coroada como Rainha da Beleza - AFP - AFP
No Miss Universo 2015, um erro fez a candidata errada ser coroada como Rainha da Beleza
Imagem: AFP