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Ser o piadista da empresa pode ajudar a melhorar sua imagem profissional

Do UOL

12/01/2017 09h44

Na hora do almoço ou no cantinho do café é ao seu redor que os colegas ficam às gargalhadas? Saiba que isso pode fazer com que você ganhe pontos no mundo corporativo. Um novo estudo, feito em conjunto pela Wharton School e Harvard Business School, afirma que fazer piadas faz com que o funcionário pareça mais confiante e competente. Mas não é qualquer brincadeira que gera esse efeito.

Segundo os pesquisadores, dar um tom bem-humorado nas horas corretas pode conquistar colegas. Em um dos experimentos, 300 participantes analisaram as respostas de uma entrevista de emprego hipotética, em que o candidato respondeu diretamente ou tentou fazer alguma piada. Quando a piada faz efeito - ou seja, quando o chefe riu - o candidato foi visto de uma maneira melhor e saiu em vantagem em relação a algum outro que só conseguiu silêncio do interlocutor.

Piadas impróprias, com teor escatológico ou sexista, ainda que arrancassem alguns sorrisos mantiveram o candidato em um status mais baixo que o de outros que usaram humor menos polêmico, de acordo com a publicação no Journal of Personality and Social Psychology.

Em conclusão, colocar o humor no dia-a-dia do escritório denota coragem e fazer rir é visto como um sinal de competência. Para os pesquisadores, o segredo do sucesso é que sua piada seja percebida como benéfica por todos os colegas, sem mal-entendido ou confusão.