Ser o piadista da empresa pode ajudar a melhorar sua imagem profissional
Na hora do almoço ou no cantinho do café é ao seu redor que os colegas ficam às gargalhadas? Saiba que isso pode fazer com que você ganhe pontos no mundo corporativo. Um novo estudo, feito em conjunto pela Wharton School e Harvard Business School, afirma que fazer piadas faz com que o funcionário pareça mais confiante e competente. Mas não é qualquer brincadeira que gera esse efeito.
Segundo os pesquisadores, dar um tom bem-humorado nas horas corretas pode conquistar colegas. Em um dos experimentos, 300 participantes analisaram as respostas de uma entrevista de emprego hipotética, em que o candidato respondeu diretamente ou tentou fazer alguma piada. Quando a piada faz efeito - ou seja, quando o chefe riu - o candidato foi visto de uma maneira melhor e saiu em vantagem em relação a algum outro que só conseguiu silêncio do interlocutor.
Piadas impróprias, com teor escatológico ou sexista, ainda que arrancassem alguns sorrisos mantiveram o candidato em um status mais baixo que o de outros que usaram humor menos polêmico, de acordo com a publicação no Journal of Personality and Social Psychology.
Em conclusão, colocar o humor no dia-a-dia do escritório denota coragem e fazer rir é visto como um sinal de competência. Para os pesquisadores, o segredo do sucesso é que sua piada seja percebida como benéfica por todos os colegas, sem mal-entendido ou confusão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.