Topo

Existe idade certa para se casar? A Ciência garante que sim

Casar entre os 28 e 32 anos pode diminuir chances de separação, diz pesquisa - Getty Images
Casar entre os 28 e 32 anos pode diminuir chances de separação, diz pesquisa
Imagem: Getty Images

Do UOL

11/01/2017 12h51

Afinal, existe idade certa para se casar? Uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, garante que sim: os casais que sobem ao altar entre 28 e 32 anos têm chances menores de se divorciarem nos primeiros cinco anos de matrimônio. 

A pesquisa, encabeçada pelo sociólogo Nick Wolfinger, analisou os dados de casamento e divórcio nos Estados Unidos de 2006 a 2010, e concluiu que a taxa de separações formava um gráfico interessante. "O risco de divórcio diminui à medida que você deixa a adolescência até o começo dos trinta anos. Depois disso, as chances voltam a aumentar na faixa dos trinta a quarenta anos", Wolfinger explicou em seu site. "Isso é uma mudança em relação ao modo como víamos a situação, quando os relacionamentos eram relativamente lineares, que dizia que quanto mais velho você era ao seu casar pela primeira vez, menores eram suas chances de se separar." 

Dificuldades de adaptação
De acordo com a pesquisa, casar-se entre os 28 e os 32 anos é vantajoso porque, nessa época da vida, as pessoas já são maduras para compreender se querem viver juntos, além de terem uma vida financeira um pouco mais estabilizada. 

Por outro lado, casar-se mais tarde pode ser complicado para o casal, já que pode acontecer uma certa dificuldade de adaptação à vida a dois: os hábitos pessoais são mais arraigados e, por isso, pode ser complicado adaptar-se ao parceiro e a uma vida em comum.