Topo

Meninos que arrasam na maquiagem acumulam milhares de fãs nas redes sociais

Heloísa Negrão

Colaboração para o UOL

06/01/2017 04h00

Rômolo acordava cedinho para brincar com as maquiagens da mãe e sempre sonhou ser youtuber. Juniinho começou maquiando amigas e parentes inspirado nas blogueiras. Andy combinava barba com batom antes da cantora e drag queen Conchita Wurst dar as caras. Os três hoje bombam no Instagram com milhares de seguidores e arrasam na automaquiagem, que inspiram meninas e meninos (por que não?).

O cantor-modelo-maquiador Jeffree Star tem até sua própria linha de maquiagem. Patrick Starrr, também maquiador, está prestes a chegar a 2 milhões de assinantes no seu canal do You Tube. Nos EUA, homens maquiados já fazem sucesso há algum tempo e recentemente, a Cover Girl, gigante de maquiagem norte-americana, anunciou um homem, o estudante americano James Charles como o rosto da sua nova campanha.

Sobre os haters, os garotos dizem que não sofrem com comentários negativos em suas páginas nas redes sociais. “Eu posso contar nos dedos de uma mão quantos eu já recebi”, diz Rômolo.

Juniinho Rusty

Maquiador Juniinho Rusty é um dos mais populares entre os meninos maquiados do Brasil - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Com mais de 117 mil seguidores no Instagram, o maquiador Juniinho Rusty é um dos mais populares entre os meninos maquiados do Brasil. O carioca conta que começou a maquiar amigas e parentes. Depois, acabou conseguindo um trabalho na loja da marca Contém 1G. “Há dois anos vivo apenas da maquiagem e há 1 ano e meio, passei a postar meus próprios makes”, afirma.

Lentes de contato coloridas foram o gatilho para as selfies superproduzidas. “Quando postei foi uma chuva de curtidas que me surpreendeu”. Ele afirma que ainda não faz dinheiro com sua conta, mas ganha milhares de produtos para testar. “Eu também uso meu canal como portfólio de trabalho. Muitas clientes me pedem para fazer maquiagens baseadas no que eu postei”, diz ele, que, por conta do Instagram, atende mulheres de outros Estados que o procuram quando vão ao Rio.

Andy Rodrigues

Maquiador Andy Rodrigues tem mais de 20 mil seguidores no Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
“Eu estou maquiado no mínimo três vezes por semana”, afirma Andy ‘Make’ Rodrigues. Dono de um cabelo com mechas loiras e pontas onduladas, Andy  tem mais de 20 mil seguidores no Instagram, que ele diz usar para divulgar seu trabalho. “Vem muita cliente maquiar comigo por causa da rede”, afirma o maquiador de Porto Alegre.

Andy começou aos 14 anos maquiando a mãe. Aos 16, já era profissional. Suas autoproduções vêm desde 2011, quando as fotos ainda eram postadas no Orkut. “Sempre me maquiei usando barba, antes mesmo de existir a Conchita. É a minha marca!”, diz o instagramer que chegou a ter um canal no You Tube, mas desistiu. “Eu trabalho muito, faço maquiagem social, publicidade... O que você trouxer,  eu faço”, brinca.

O maquiador conta que nunca sofreu comentários preconceituosos em suas redes, somente em páginas externas. “Minhas imagens foram compartilhadas por uma menina no Egito e lá falaram mal. Mas não ligo”, afirma ele, que diz focar nas boas vibrações de quem curte seu trabalho.

Rômolo Cricca

Maquiador Rômolo Cricca tem 17 anos e quer ser YouTuber - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
É o mais novo dessa turma. Prestes a fazer 17 anos, o que ele quer mesmo é ser youtuber quando crescer. “Eu faço algumas maquiagens, mas só para ganhar um dinheiro e investir no meu canal”, diz.

Rômolo começou a publicar fotos maquiado há pouco menos de um ano. “Primeiro eu mandava para os meus amigos, que sempre insistiram para eu publicar. Foi um sucesso de curtidas”, lembra o adolescente paulistano, hoje com mais de 8 mil seguidores. Além dos makes, fotos dele usando salto alto e perucas dividem espaço com as de roupas masculinas. “Eu amo os meus dois lados”, afirma.

No começo, ele conta que tinha receio do que seus pais pudessem pensar. Mas quando viu que suas maquiagens não seriam censuradas, “liberou geral”, brinca. Romolo já pensou em cursar moda, mas decidiu por publicidade e propaganda. A ideia é investir na carreira de “digital influencer”, tal qual sua diva inspiradora: Kylie Jenner.

Jeffree Star

Maquiador Jeffree Star é famoso desde os tempos do My Space - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
As tatuagens contrastam com o cabelo pink, junto com a maquiagem poderosa e as unhas pontudas carregadas de strass. Jeffree Star, 31, é famoso desde os tempos da rede My Space. O maquiador, músico, estilista e DJ desfila seu estilo andrógino desde a sua adolescência, em Los Angeles.

Nos EUA, ele tem status de subcelebridade, principalmente por conta de suas aparições-relâmpago em realities como “American Next Top Model” e “LA Ink”, ao lado de Kat Von D, sua melhor amiga até ambos brigarem publicamente este ano. Em 2014, Jeffre lançou sua própria marca de cosméticos e roupa.

Patrick Starrr

Maquiador Patrick Starr fez vídeo em que mostra meio rosto natural e meio rosto maquiado - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
O vídeo em que Patrick Starrr, 26, mostra meio rosto natural e meio rosto maquiado já foi visto por mais de 6 milhões de vezes no You Tube. Em entrevista à revista “Forbes”, o maquiador já contou que começou a postar os vídeos durante um período em que estava desempregado – ele era vendedor em loja de cosméticos. “Fora da loja, eu não tinha razão para me maquiar. O Youtube então virou o motivo”, disse.

Apaixonado por maquiagem desde criança, Patrick conta que fazia a mãe de cobaia e quando ela não estava, só restava treinar em si mesmo. A família o apoia: tanto o pai quanto a mãe de Patrick já apareceram em vários de seus vídeos. No início de 2016, ele assinou uma parceria de sucesso com a linha de esmaltes da Sephora.

Manny Gutierrez

Maquiador Manny Gutierrez completa a tríade dos meninos-blogueiros-maquiados de maior sucesso no EUA - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Manny Gutierrez completa a tríade dos menino -blogueiros-maquiadores de maior sucesso no EUA. Tanto que se fantasiou de Jeffree Star no último Halloween. Mas ao contrário dos colegas, Manny mantém a barba e o cabelo curtinho, com topete. Além de estar sempre usando camiseta.

Em seu canal, ele costuma dizer que maquiagem não tem gênero nem regras. “Honestamente, eu acredito que homens podem usar, ensinar e ‘vlogar’ sobre maquiagem tanto quanto as mulheres. No meu canal, eu luto, acima de tudo, pela igualdade”, afirma o maquiador, que já trabalhou para a M.A.C.