Boa forma em casa: monte um canto para malhar sem detonar a decoração
Fazer exercício faz bem e adaptar um cantinho da casa para instalar equipamentos de ginástica pode ser uma ótima forma de manter uma rotina mais saudável. Para dar aos músculos um pouco de flexibilidade e força, não é preciso muita coisa: "bozu" (aquela "meia bola"), elásticos, "overball" (pequena bola de borracha), bola para pilates, uma torre de halteres (com pares de 1 kg até 10 kg) ou algumas unidades de "kettlebell" (um tipo de peso), colchonete (ou "mat", aquela esteira para a prática de yoga), caneleiras e um "step".
Se houver um pouquinho mais de espaço, uma bicicleta ergométrica é uma boa escolha para o treino cardiovascular e ocupa menos espaço que uma esteira.
Em casa e em ordem
Mas como organizar tudo isso sem deixar o apê, muitas vezes pequeno, entulhado? Se o espaço é escasso, faça uma triagem e eleja os equipamentos imprescindíveis e, quando possível, acomode-os em armários. Mas se guarda-los em compartimentos fechados não é uma opção, seja criativo e deixe os objetos visíveis, como se fossem parte da decoração.
Bola, elásticos e "kettlebell", por exemplo, são coloridos e podem combinar com outros móveis do escritório, da varanda ou até do lavabo. Ao escolher o local para montar sua mini academia, leve em conta se a ventilação é abundante, caso contrário, instale um ventilador. A iluminação não deve ofuscar e nem esquentar e os espelhos são muito bem-vindos, pois auxiliam na correção da postura durante o exercício.
Também pense no piso: se não der para instalar um revestimento vinílico, como os usados em academias e, por isso, resistentes a danos, utilize um tapete de PVC, que evita escorregamentos e o desgaste do piso original por quedas de pesos e pelos respingos de suor.
Sem área mínima
Ao pensar seu cantinho do exercício, a área mínima não é tão relevante, basta que seja possível distribuir os equipamentos de forma a existir espaço suficiente para a circulação entre eles e para a execução dos movimentos com segurança e algum conforto.
A marcenaria é uma ótima ferramenta para integrar os equipamentos à decoração. Podem ser desenhados aparadores para encaixar as bolas de pilates, painéis para fixar halteres e elásticos, inclusive, sem escondê-los. Outra saída é aproveitar o mobiliário e a área de vários cômodos, já que alguns itens são mais volumosos que outros. Para qualquer alternativa, tenha disciplina: depois do exercício, cada coisa deve ir para seu lugar.
Agora, se a ideia de ver o sofá ou a cama lado a lado com a ergométrica ou a prancha de pilates for um incômodo, o melhor é ter uma sala só para aparelhos de ginástica. Mas se o espaço não deixa, convém apelar para a academia mais próxima.
Pegando pesado
Se a intenção é pegar pesado na musculação, talvez uma academia caseira não supra as necessidades do atleta. O mais indicado é ter um cômodo grande e bem equipado e, claro, o acompanhamento de um educador físico. Mesmo assim, a variedade de exercício pode se tornar limitada.
Um treino de musculação de alto nível pressupõe o uso de anilhas de 10 Kg, 15 Kg e até 20 Kg e máquinas como o "crossover" (para trabalhar braços, peitoral e costas), que mede, em média, 3,5 m de largura por 2,2 m de altura. Um "leg press 45" (para as pernas) ocuparia, no mínimo, 3 m². Tais itens, por seu volume e tamanho, dificilmente se adaptariam a ambientes residenciais de uso comum, que precisam ser leves, confortáveis e aconchegantes. Nestes casos, o melhor é malhar fora de casa.
Fontes consultadas: Ana Cristina Tavares, arquiteta do escritório KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura; Débora Dalanezi e Marcello Sesso, arquitetos do escritório Sesso&Dalanezi; Eloy P. Telles, educador físico e personal trainer; e Maria Fernanda Barros Silva, educadora física especialista em pilates.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.