Estudo diz que lésbicas tendem a ganhar mais do que mulheres hétero
Em um mercado de trabalho no qual homens ganham mais do que mulheres, um levantamento de 29 estudos, feito em janeiro de 2015, fez uma descoberta inesperada sobre o tema. Marieka Klawitter, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, constatou que a parcela da população feminina homossexual ganha, em média, 9% a mais do que a heterossexual. Na comparação masculina, ao contrário, há uma perda de 11% para os gays. As informações são da versão on-line da revista britânica "The Economist".
As pesquisas avaliadas foram feitas no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha, no Reino Unido e nos Países Baixos e, de acordo com a publicação, não é possível estabelecer o motivo real para tal diferença. Porém, algumas possibilidades surgiram e uma delas é de que as lésbicas podem enfrentar uma "discriminação positiva", já que os empregadores esperam que elas sejam mais competitivas e comprometidas do que suas colegas hétero.
Outra ideia é que, na ausência de um membro masculino no casal, as homossexuais têm mais responsabilidades financeiras no relacionamento e por isso podem ter de trabalhar mais para engordar a renda familiar.
Seja qual for a razão, a "The Economist" deixa claro que as lésbicas, assim como outras minorias, não são um grupo privilegiado. Estudos qualitativos mostram que elas enfrentam discriminação em processos relativos e, embora tenham a probabilidade de ganhar mais do que as mulheres heterossexuais, ainda recebem menos em relação aos homens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.