Topo

Dieta sem açúcar melhora saúde de crianças obesas em nove dias

Açúcar foi associado à síndrome metabólica - Getty Images
Açúcar foi associado à síndrome metabólica Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/10/2015 17h14

 

Reduzir a ingestão de açúcar, mesmo sem cortar calorias, tem o poder de reverter um conjunto de doenças metabólicas em crianças obesas em menos de dez dias. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores das universidades de São Francisco e Toro, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo o autor da pesquisa, o pediatra e endocrinologista Robert Lustig, do Hospital Benioff Children, em São Francisco, a descoberta aponta o consumo de açúcar como um fator determinante para o surgimento da síndrome metabólica, doença caracterizada por aumento da cintura, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides, glicemia e maior risco cardiovascular.

Participaram do estudo crianças e adolescentes obesos entre nove e 18 anos. Eles foram examinados antes e depois de passarem por uma dieta de restrição de açúcar sem corte de calorias, carboidratos ou gorduras.

Mesmo comendo comidas processadas, como salsicha de peru, batata frita e pizza, as crianças apresentaram grandes diferenças nos resultados de seus exames.
Depois de nove dias de dieta, todos os índices metabólicos melhoraram sem haver perda de peso. O colesterol ruim caiu dez pontos, os triglicérides baixaram 33 pontos, a glicose foi reduzida em cinco pontos e a insulina foi cortada em um terço.