Dieta sem açúcar melhora saúde de crianças obesas em nove dias
Reduzir a ingestão de açúcar, mesmo sem cortar calorias, tem o poder de reverter um conjunto de doenças metabólicas em crianças obesas em menos de dez dias. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores das universidades de São Francisco e Toro, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo o autor da pesquisa, o pediatra e endocrinologista Robert Lustig, do Hospital Benioff Children, em São Francisco, a descoberta aponta o consumo de açúcar como um fator determinante para o surgimento da síndrome metabólica, doença caracterizada por aumento da cintura, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides, glicemia e maior risco cardiovascular.
Participaram do estudo crianças e adolescentes obesos entre nove e 18 anos. Eles foram examinados antes e depois de passarem por uma dieta de restrição de açúcar sem corte de calorias, carboidratos ou gorduras.
Mesmo comendo comidas processadas, como salsicha de peru, batata frita e pizza, as crianças apresentaram grandes diferenças nos resultados de seus exames.
Depois de nove dias de dieta, todos os índices metabólicos melhoraram sem haver perda de peso. O colesterol ruim caiu dez pontos, os triglicérides baixaram 33 pontos, a glicose foi reduzida em cinco pontos e a insulina foi cortada em um terço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.