Oscilação de humor tende a diminuir à medida que o adolescente cresce

A adolescência é um período em que as emoções dos jovens mudam a cada instante, mas um novo estudo veio para acalmar os pais: essas oscilações de humor passam e diminuem à medida que os adolescentes envelhecem. Conduzido por pesquisadores do Instituto EMGO, da Universidade de Amsterdã, Utretch e Tilburg, todas holandesas, o material foi publicado na revista científica “Child Development”.
Segundo Hans M. Koot, professor de psicologia da Universidade de Amsterdã e co-autor do estudo, o início da adolescência é o período de maior volatilidade por conta dos eventos que marcam o período, como os primeiros romances e conflitos com os adultos. Koot afirma que o mais importante é que os pais e professores compreendam que a mudança de humor é passageira e não um motivo para se preocupar.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores acompanharam 474 adolescentes holandeses entre 13 e 18 anos por meio de um diário on-line em que eles avaliavam, dia a dia, o próprio humor. Eles podiam escolher entre quatro sentimentos (felicidade, raiva, tristeza e ansiedade) e tinham de preencher o documento durante três semanas de cada ano escolar, por cinco anos.
Com essas avaliações em mão, os pesquisadores calcularam as flutuações de humor e, em seguida, analisaram se os jovens mostraram quaisquer mudanças de desenvolvimento em todo o período do estudo.
Durante o curso da adolescência, o humor ficou mais estável para a felicidade, raiva e tristeza. No entanto, o único sentimento que não estabilizou com o passar do tempo foi a ansiedade. Segundo os relatos, a ansiedade era grande no início da adolescência, diminuía com o passar do tempo e depois aumentava novamente.
Para os pesquisadores, a tendência é que os jovens fiquem ansiosos pela transição para a idade adulta, que traz mais responsabilidades, como deixar a escola, buscar uma universidade e conseguir um emprego.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.