Topo

"Após ter o segundo filho, você tem menos tempo e mais culpa", diz Shakira

Shakira conta desafios da maternidade - Divulgação/Fischer Price
Shakira conta desafios da maternidade Imagem: Divulgação/Fischer Price

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 14h45

 

"Após ter o segundo filho, você tem menos tempo e mais culpa, porque o tempo que dedica a um sente que está sendo roubado do outro, é uma batalha interna constante. As perguntas que me faço diariamente são: será que estou dedicando tempo suficiente a eles? Será que recebem tudo o que precisam de mim? Será que se sentem amados?”, afirmou Shakira em entrevista à cantora Mariana Belém --grávida da segunda filha--, durante um fórum sobre desenvolvimento infantil, realizado em Nova York.

A cantora colombiana referia-se aos desafios que enfrenta como mãe de Milan, dois anos e nove meses, e Sasha, nove meses, frutos de seu casamento com o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué.

Shakira comentou também que, embora ela e o marido venham de culturas diferentes, ambos compartilham os mesmos valores e isso facilita muito seu trabalho como pais. “Nosso valor fundamental é a família.”

No bate-papo com Mariana, a cantora deixou um recado para as mães brasileiras, insistindo na importância de brincarem com os filhos, dedicando a eles um tempo de qualidade. “Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes para seu sucesso no futuro”, falou a artista, que tem uma fundação para auxiliar crianças na Colômbia.

No fórum, foram apresentados os resultados do estudo “Esperanças e Desejos das Mães”, realizado pela instituição Illuminas Global, que entrevistou 3.500 novas e futuras mães de diversos países para descobrir quais são suas expectativas em relação ao desenvolvimento dos filhos.

Em parceria com a fabricante de brinquedos Fisher-Price, organizadora do evento, Shakira irá lançar um aplicativo para celular com mais de 2.000 conselhos para educar os filhos.