Topo

Vídeo explica para crianças a diferença entre carinhos saudáveis e abusivos

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 17h23

Um dos maiores problemas no combate da violência sexual contra crianças é a dificuldade que os pais têm para explicar aos filhos sobre esse tipo de perigo, já que eles não sabem o que é sexo. Pensando nisso, a rede Marista de Solidariedade criou um vídeo educativo, que faz parte da campanha "Defenda-se", para ensinar às crianças a diferença entre carinhos saudáveis e abusivos.

Colorido e com uma linguagem infantil, o vídeo mostra situações de afeto recíproco entre crianças e adultos e os diferencia de abusos.

A personagem do vídeo, Bia, também deixa clara a mensagem de sempre contar qualquer situação desse tipo para os pais ou para outra pessoa de confiança. Ela também fala para as crianças sobre o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. 

O vídeo foi lançado na semana que marca as mobilizações em torno do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, que foi celebrado em 23 de setembro. O material também está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais.