Topo

Até Silvio Santos já fez; aumenta procura de homens por cirurgia plástica

Sylvester Stallone, Silvio Santos e John Travolta são alguns dos homens famosos que já caíram na faca - Getty Images/Divulgação
Sylvester Stallone, Silvio Santos e John Travolta são alguns dos homens famosos que já caíram na faca Imagem: Getty Images/Divulgação

Mayara Neves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2015 07h00

Não são só as mulheres que caem na faca em busca de um retoque no corpo ou de um efeito rejuvenescedor. Os homens também. Silvio Santos, Sylvester Stallone e John Travolta são apenas alguns exemplos famosos de rapazes que foram atrás de uma cirurgia plástica. E, mesmo as mulheres ainda sendo a maioria nos consultórios, os homens estão cada vez mais interessados nos procedimentos.

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), aumentou em 30% o número de integrantes da ala masculina que buscaram uma intervenção estética apenas nos últimos cinco anos. Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), por sua vez, deu conta que 119 mil das 650 mil cirurgias feitas no ano passado tinham homens como pacientes.

O crescimento do público é reflexo da diminuição do tabu relacionada à vaidade masculina. “Cada vez mais eles se valorizam e investem em saúde, imagem e bem-estar”, diz o cirurgião plástico Francisco Alionis Neto.

E a pressão das companheiras ou companheiros não tem nada a ver com a busca por uma aparência melhor. É tudo uma questão de autoestima. De acordo com David Lerner, diretor da clínica Esbeltique, os procedimentos são motivados por algo que incomoda o próprio paciente e não por exigência dos outros.

Ainda assim, muitas vezes os procedimentos são mantidos em segredo para amigos e familiares. Ou mesmo que todos saibam, o assunto é evitado. “Tem homens que ainda carregam um certo preconceito e vergonha por quererem cuidar mais de si mesmos”, explica Cristiane Moraes Pertusi, psicóloga especialista em desenvolvimento humano.

Quem são eles?
O perfil dos pacientes varia bastante. Problemas como bolsas nos olhos e papadas são reclamações de homens com mais de 45 anos e em plena atividade profissional ou que usam terno e gravata. “Eles contam que os colegas comentam que estão com cara de cansados ou de que beberam muito”, conta Bárbara Machado, chefe da equipe médica da clínica Ivo Pitanguy.

A retirada de gorduras laterais e abdominais é muito procurada por homens que se preocupam com o corpo e praticam atividades físicas. Já a ginecomastia é comum desde a adolescência e é muito importante para os mais retraídos socialmente, por se incomodarem com o volume na região do peito, e que querem voltar às atividades normais, como ir à praia.