Topo

Força na peruca: Sesc oferece curso de montagem de drag queen

Natália Eiras

Do UOL, em São Paulo

11/09/2015 07h00

A cultura drag está aí desde o começo do século passado, mas ela tem ganhado cada vez mais destaque desde a popularização do reality show "RuPaul's Drag Race", atualmente exibido pelo canal pago Multishow. Agora, você também pode aprender a se montar no curso oferecido pelo Sesc Santana, em São Paulo (SP), a partir desta sexta-feira (11). 

Interessados por este tipo de performance terão aulas gratuitas de maquiagem, teatro e dança com o professor Zecarlos Gomes, o homem por baixo da peruca de Sheyla Müller. Performer desde 2008, ele teve a ideia da oficina em 2010 porque notou que não existia um curso específico para esta arte. "Percebi que precisava de um conhecimento", ele fala ao UOL Beleza. "Drag é um artista e, por isso, precisa ter técnicas como em qualquer outra arte". 

A primeira edição da oficina aconteceu em 2012, em Santos, no litoral de São Paulo. Zecarlos também já ministrou aulas em Recife e fez um pequeno workshop no Sesc Santana, quando percebeu a grande procura pelo curso e a possibilidade de uma nova edição.

Ainda assim, ele não acha que haja mais interesse pela prática por causa do reality show. "Os meninos vêm com um conhecimento maior por causa dessa divulgação", Zecarlos diz. O professor fala que a contribuição de RuPaul foi popularizar a ideia da drag como artista. "Ele mostrou que precisa ter uma postura performática no palco". 

As aulas com o intérprete de Sheyla acontecerão todas as sextas-feiras à noite, até o dia 6 de novembro, e não têm limitação de gênero: mulheres também são aceitas. Os interessados devem se inscrever na Central de Atendimento do Sesc Santana. 

Serviço:
Curso de montagem - Drag Queen
Sesc Santana

(11) 2971-8700
De 11/9 até 6/11, das 19h às 22h
Grátis