Topo

Garoto pede e Nike cria tênis para pessoas com mobilidade reduzida

Matthew Walzer calçando o modelo especial para pessoas com mobilidade reduzida - Reprodução/still
Matthew Walzer calçando o modelo especial para pessoas com mobilidade reduzida Imagem: Reprodução/still

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 13h02

Há três anos, a Nike recebeu uma carta do norte-americano Matthew Walzer. Com paralisia cerebral, o rapaz tinha habilidade motora em apenas uma das mãos e não conseguia amarrar cadarços. Por causa da dificuldade, o jovem pediu para que a marca fizesse um modelo especial para pessoas com mobilidade reduzida e, depois de pesquisas e testes, o tênis finalmente ficou pronto. 

O Lebron Zoom Soldie 8 Flyease tem um zíper no calcanhar e pode ser calçado com apenas uma mão. O modelo garante, ainda, estabilidade e conforto para um caminhar seguro e até a prática de esportes. 

Matthew Walzer participou ativamente do desenvolvimento do novo tênis. Ele esteve diretamente em contato com o designer Tobie Hatfield e ambos discutiram as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em várias conferências online.

Diante de tanto esforço, não é à toa que Matthew ficou super emocionado quando finalmente recebeu o Lebron em casa. "Nunca vou esquecer aquela noite. Tirá-lo da caixa e calçá-lo me fez sentir uma independência que eu nunca tinha sentido antes", ele contou no vídeo promocional do modelo. 

O Lebron Zoom Soldie 8 Flyease tem zíper e pode ser calçado com apenas uma mão - Divulgação - Divulgação
O Lebron Zoom Soldie 8 Flyease tem zíper e pode ser calçado com apenas uma mão
Imagem: Divulgação