Véu ainda é xodó de noivas modernas; conheça a história da peça tradicional

“Desde criança, ensaiava o meu casamento arrastando um lençol pela casa, preso ao meu cabelo. Era o meu véu”, diz a advogada Rita de Cássia Outeiro Dorneles Rodrigues, 28. Ela se casou com um véu de três metros de comprimento, feito de tule, com aplicações de rendas e cristais. “Para mim, o véu faz parte do pacote do casamento, é tão importante quanto o noivo, o vestido e o buquê”, declara.
Esse “pacote casamento” a que Rita se refere virou um modelo a ser seguido em 1840, por influência da rainha inglesa Vitória. A nobre escolheu sozinha o próprio marido, fez o pedido de casamento e inaugurou o modelo de núpcias que persiste até hoje: com direito a vestido branco e entrada triunfante embalada pela marcha nupcial.
O véu, especificamente, já era um elemento muito importante no traje das noivas romanas. Só a cor mudava: era laranja, para simbolizar a deusa do lar e do fogo sagrado, Vesta. Segundo a tradição, ao usar a peça, a noiva também se protegia dos olhares de cobiça dos convidados do casamento e mantinha sua pureza. O acessório aparece até na Bíblia, no livro Gênesis, que conta que Rebeca se cobriu com um véu para se aproximar do futuro marido, Isaque.
Fieis à tradição
A enfermeira Livian Damiele Coelho Ramos, 31, fez questão de usar o véu em sua cerimônia de casamento. Para ela, o acessório marca o início de uma nova etapa da vida. “O véu significa a pureza do amor do casal. Sempre o vi como um símbolo da mudança que se inicia quando ambos se entregam para a vida a dois”, diz. O véu usado por ela também media três metros e foi confeccionado em tule.
O desejo de Janaina de casar-se usando o véu também surgiu na infância. “Sempre achei lindo o casamento estilo princesa. E o véu faz parte desse universo”, diz. “O meu esposo se emocionou tanto ao me ver na porta da igreja com o traje que passou o tempo todo dizendo o quanto eu estava linda”, diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.