Topo

Dieta do cabelo: saiba quais alimentos deixam os fios fortes e brilhantes

Cabelos bonitos e saudáveis também são conquistados por meio da alimentação - iStock
Cabelos bonitos e saudáveis também são conquistados por meio da alimentação Imagem: iStock

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 16h02

A regra é clara: o que comemos tem relação direta com a saúde e a beleza do nosso cabelo. E é bem simples compreender o motivo, já que os fios são constituídos por queratina e melanina, e essas duas proteínas têm em sua composição aminoácidos, sais minerais, vitaminas e outros elementos, cuja fonte principal é a alimentação. Assim, uma dieta pobre em nutrientes pode alterar o cabelo tanto em sua pigmentação quanto na textura --resultando em queda, opacidade, falta de maciez e de resistência.

Mas não é apenas o que é ingerido que pode contribuir para o quadro mencionado. “Fatores hormonais e genéticos, bem como algumas doenças, são determinantes na saúde dos fios”, explica a nutricionista Simone Maia, do Rio de Janeiro. Daí a importância de prestar atenção nos sinais que o próprio cabelo dá. Se seus fios continuarem opacos, quebradiços ou caindo muito, vale procurar um dermatologista para descobrir se o problema tem outras causas que não a alimentação.

Quanto aos cuidados que você pode estabelecer no dia a dia, veja abaixo uma lista de alimentos parceiros na saúde dos fios.