Marca brasileira produz apenas calçados veganos e sustentáveis

Criar uma marca de sapatos que dependa de venda on-line não parece ser uma tarefa fácil. Produzi-los de forma sustentável e não usar nenhum material de origem animal pode deixar o processo ainda mais complicado. No entanto, a dupla Bárbara Mattivy e Pamella Magpali viu o desafio como uma forma de unir seus talentos e conquistar um novo público. Dessa união, em janeiro último, nasceu a Insecta Shoes.
"Eu tinha um brechó e a Pamella, que é designer de sapatos, tinha uma marca de calçados feitos à mão, por encomenda. Um dia a gente se conheceu e decidiu fazer uma colaboração: eu entrava com meus tecidos de peças do brechó e ela os usava para fazer uma coleção de aproximadamente vinte pares", conta Bárbara. A partir daí, surgiu a ideia de produzir a coleção de forma totalmente sustentável e vegana --ou seja, sem matéria-prima de origem animal no desenvolvimento da peça.
A intenção da marca é reaproveitar materiais que iriam para o lixo --provável destino de algumas das peças do brechó de Bárbara. "Eu comprei umas camisas e bermudas muito grandes, que ninguém ia querer, e com o tecido de uma delas foi possível fazer até quatro pares de sapato", afirma. Nos planos da marca, estão ainda a troca da sola do calçado por uma feita de borracha reciclada (as atuais são feitas de sobras de borracha da indústria) e o uso de um tecido ecológico, feito de algodão moído e fibras de garrafa PET. Tudo para alcançar um patamar de total sustentabilidade.
O público consumidor da Insecta, nome dado graças à paixão que as sócias têm por insetos, é de pessoas ligadas à moda, mas que também se interessam pelo valor agregado pelo tipo de produção. Seus clientes são tanto os consumidores antigos do brechó de Bárbara e dos calçados de Pamella, como também os que surgiram por meio do site de vendas, redes sociais e até mesmo dos espaços físicos da marca, situados em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.