Fios metalizados e mechas "sombré" são novidades para coloração de inverno
A estação muda, os cabelos também. Com a chegada do inverno, não apenas o corte, mas a cor também ganha atualizações. Geralmente as madeixas passam a exibir nuances mais apagadas, seguindo o que acontece com a pele, que perde o bronzeado. Por isso, as tendências em coloração giram em torno dos marrons e acobreados mais naturais. “A novidade da temporada fica por conta dos tons metalizados, melhor percebidos nos loiros, que passam a ser exibidos em visuais antenados, modernos e estilosos”, explica o colorista Juha Antero, do salão M.G Hair Design, em São Paulo.
As apostas de Wanderley Nunes, cabeleireiro à frente do Studio W, em São Paulo, também têm fundo metalizado. “Loiro areia, marrons frios e os acobreados dourados, com menos pigmentação vermelha, serão as cores mais usadas na temporada”, decreta. Nunes aposta também nas madeixas loiras para o inverno, com a raiz mais escura, compondo um degradê natural. “Para chegar corretamente ao loiro da temporada, é preciso passar por um processo de descoloração, reflexos e matização da cor”, ensina o profissional.
Loiros
Tendência na moda internacional, os tons metalizados são encontrados principalmente nas cores frias acinzentadas. Para conquistar o efeito metalizado, é preciso unir um tom frio a um quente, matizar os cabelos -- que consiste em tirar o amarelado e neutralizar a cor -- e investir em tratamentos de brilho. “O contraste deixa o efeito mais bonito, por isso o loiro é o mais utilizado para a técnica”, explica Juha Antero. “O loiro platinado com mechas douradas é o exemplo de metalizado ideal”, explica o profissional.
Ruivos
As atrizes Sophia Abrahão e Marina Ruy Barbosa alavancaram o ruivo ao estrelato. O tom acobreado adotado por elas permanece entre os mais pedidos e é ideal para o inverno porque é próximo do natural. Sendo assim, vermelhos intensos estão em baixa no momento. “Quanto mais natural, mais bonito o avermelhado fica. As mulheres estão fugindo da coloração com efeito muito artificial", completa Juha Antero.
Castanhos
Se as loiras ganham destaque com os fios metalizados, as morenas podem atualizar o visual com a técnica das mechas "sombré". Diferente do "ombré" e das californianas, as mechas garantem efeito sombreado e não ficam marcadas no comprimento, iluminando o visual com efeito de sobreposição. "A técnica é feita utilizando dois ou três tons mais claros que a cor de fundo. Saem de cena os cabelos com luzes marcadas e entra a naturalidade", explica Juha Antero. Para quem quer manter os cabelos iluminados, os tons de castanho canela e cacau são os mais indicados para a estação.
Em geral, as tonalidades de pele branca e morena clara são consideradas "frias", enquanto morenas e negras são classificadas como pele "quente". Para saber qual é a sua, existe uma técnica simples: observar a cor das veias e vasinhos dos braços. Caso predominem tonalidades amareladas ou esverdeadas, ela é quente. Se for rosada ou azulada, é fria. Sendo assim, seja qual for a coloração capilar que escolher, o resultado será mais harmonioso se usar a mesma "temperatura" que a sua pele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.