Topo

Jeans pode ser lavado uma vez ao ano, sugerem experts do ramo têxtil

Lavagens e exposição solar com frequência podem detonar a calça jeans; aprenda a cuidar de peças do tipo - Thinkstock
Lavagens e exposição solar com frequência podem detonar a calça jeans; aprenda a cuidar de peças do tipo Imagem: Thinkstock

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

07/07/2014 07h15

Depois que Chip Bergh, diretor executivo da marca Levi's, declarou em um evento de sustentabilidade realizado recentemente pela revista norte-americana “Fortune” que lava seu jeans uma vez ao ano, muitos ficaram em dúvida sobre quando e como a higienização do denim --que tem fama de ser forte e durável-- realmente deve ser realizada. "Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão dizer para nunca lavá-los”, disse o profissional. Na ocasião, ele também destacou a questão ecológica, já que é possível economizar litros d'água ao diminuir o número de lavagens.

Apesar de haver controvérsias sobre o assunto, em um ponto estilistas e profissionais da indústria têxtil concordam: o impacto dentro da máquina, seja ele causado pelo atrito entre peças; a frequência da lavagem; a constante exposição ao sol; o uso excessivo de alvejantes e sabão em pó comuns e a temperatura da água prejudicam a vida útil não apenas do jeans, como de qualquer peça do guarda-roupa.

"Qualquer coisa que cause abrasão influenciará na durabilidade do jeans. Dependendo da forma como a peça é tratada, mais rapidamente ela se desgastará e até rasgará. Por isso, a lavagem excessiva pode prejudicar o tecido. No entanto, algumas lavagens, de fato, prolongarão a vida do seu jeans, mantendo a flexibilidade do denim”, esclarece Jonathan Cheung, vice-presidente de design global da Levi’s, em entrevista por e-mail para a Universa.

De olho na frequência
O importante é ter bom senso e saber identificar se está na hora (ou não) de lavar o seu jeans. “Aquelas características criadas pela forma como você usa seu jeans, como as dobras nos joelhos ou os desfiados na parte superior da perna de peças estilizadas, terão menos contraste e serão menos visíveis”, acrescenta o vice-presidente de design da Levi’s, defendendo um menor número de lavagens.

A ideia de lavar esporadicamente é para preservar o índigo [corante do jeans] sempre azul e os desgastes naturais, e não para validar uma postura pouco higiênica. “A utilização de um jeans por um período longo envolve todo o tipo de matéria orgânica que é desprendida do corpo --suor, pelos ou células mortas, entre outros. A manutenção desse tipo de substância corpórea por períodos prolongados acaba criando um ambiente propício para a proliferação de microorganismos”, salienta Salete da Silva, chefe de produção da loja Ind.co.

Diante dos pareceres acima, cabe a você avaliar quão suja está a roupa para decidir se é ou ou não hora de lavar. “O jeans não necessita de lavagens frequentes por ser um tecido que disfarça bem a sujeira e não retém odor. Quanto menos for lavado, mais confortável ficará, preservando suas características originais”, acrescenta Bruna Monterosso, da equipe de estilo da marca nacional Oh, Boy!. “Recomendamos esperar o máximo de tempo possível antes de lavá-lo da forma convencional [na máquina]”, sugere Cheung.

Veja também: 


Acidentes acontecem
Mas e se durante uma refeição você derrubar molho em sua calça? Nesse caso, a lavagem é inevitável. “Recomendo fazê-la com água fria ou morna, se concentrando nos pontos que realmente merecem atenção. Uma esponja úmida ou até mesmo uma escova de dente macia, com sabão leve e puro para esfregar as manchas, pode funcionar”, ensina Cheung. Você também pode evitar um ciclo completo na máquina de lavar roupas, colocando a peça de molho por 20 minutos, junto a uma medida de sabão simples, e, depois, enxague.

Mitos e verdades sobre a lavagem do jeans

Consultamos um time de experts para validar o que é real e o que é lenda sobre os fatores que contribuem para a longevidade do seu denim favorito. Seguindo essas dicas, como não expor ao sol com frequência e até lavar do avesso, seu jeans será útil por mais tempo. Veja a seguir:

- Adicionar um pouco de sal na água [cerca de uma colher de sopa], durante a lavagem, faz com que a cor do jeans desbote menos?
Mito:
“O sal é utilizado no processo de tingimento, preparando as fibras do tecido para receber o corante. Depois de toda essa ação, o ingrediente não auxilia em mais nada”, explica Jean Delmonaco, técnico em lavanderia da grife Coca Cola Jeans.

- Adicionar uma  pequena medida de vinagre branco na água previne o desbotamento?
Verdade:
“O vinagre de álcool funciona como um fixador natural da cor de tecidos”, comenta Ed Dantas, da equipe de estilo da grife Oh, Boy!.

- Deixar secar à sombra ajuda a não desbotar?
Verdade: “A longa exposição ao sol acaba craquelando a fibra e desprendendo o pigmento. Até a luz artificial pode comprometer a cor”, revela Salete da Silva da loja Ind.co.

- Para preservar a cor original, devo lavar as peças do avesso?
Verdade: “Isso ajuda no caso de usar máquina de lavar, pois protege o índigo da parte de fora do jeans contra impactos dentro do equipamento. Se lavar à mão ou colocar apenas de molho, colocar do avesso faz pouca diferença”, detalha Jonathan Cheung, da Levi’s.

- Pode centrifugar sem medo?
Parcialmente verdade:
“Dependendo dos aviamentos, como tachas, rebites e afins, a centrifugação pode danificar a peça, sim”, avisa Salete da Silva.

- É melhor não passar a peça com ferro?
Ao gosto do usuário:
“Se o jeans for superjusto, provavelmente os amassados não aparecerão. Seja como for, passar em temperatura branda não irá danificá-lo”, diz Renata Bizarro, da Lacoste Brasil.

- No caso do jeans resinado ou com textura, é necessário lavar sempre do avesso e à mão? 
Verdade:
“Dependo da resina, textura ou qualquer outro acabamento semelhante, a lavagem na máquina pode afetar”, afirma Ed Dantas.

- É preciso deixar secar naturalmente e não usar secadoras, pois existe a possibilidade de a peça ficar deformada?
Mito: “A secadora não estraga a roupa. Um dos principais motivos que leva uma roupa a encolher é programar uma temperatura maior do que as fibras do tecido podem resistir. Por isso, olhe sempre no manual de instruções”, adverte Renata Bizarro.

- As peças jeans devem ser lavadas individualmente na máquina para não manchar outras?
Verdade: “No entanto, se todas forem de denim azul, não me preocuparia. Denim branco já é outra história”, conta Jonathan Cheung, da Levi's.

- Doze horas dentro do freezer são suficientes para matar as bactérias e tirar o cheiro de uso do jeans?
Verdade: “O mínimo de 12 horas higieniza a peça e tira o cheiro de uso. O ideal é usar um saquinho de vedação para baixas temperaturas e também para evitar o contato do jeans com outros itens do freezer”, ensina Renata Bizarro.