Topo

Figurinista de "House of Cards" dá dicas para look das mulheres no trabalho

Claire Underwood (Robin Wright), da série "House of Cards", mostra boas inspirações para looks de trabalho para mulheres - Divulgação
Claire Underwood (Robin Wright), da série "House of Cards", mostra boas inspirações para looks de trabalho para mulheres Imagem: Divulgação

Camila Saipp

Do UOL, em São Paulo

01/05/2014 06h59

A série "House of Cards", transmitida pelo Netflix, estreou sua segunda temporada em fevereiro deste ano e, a exemplo da primeira, anda conquistando fãs por todo o mundo. A história é um drama político em que um ambicioso deputado, Frank Underwood (Kevin Spacey), arma um golpe para derrubar o presidente dos Estados Unidos, Garret Walker (Michael Gill).

A esposa de Frank, Claire Underwood (Robin Wright), é diretora de uma organização de caridade e também está envolvida com política. Os dois são os protagonistas e ela se destaca por seu estilo impecável, com roupas que reforçam sua postura séria e elegante.

A figurinista da série, Johanna Argan, disse em entrevista ao UOL que o grande desafio do figurino da personagem é vesti-la para um ambiente dominado por homens, mostrando poder sem perder a feminilidade. "Acho que as pessoas buscam inspiração em pessoas como a Claire, que é uma mulher de negócios, trabalha com política e, mesmo assim, é feminina", conta.

Johanna completou dizendo que toda mulher pode tirar algumas lições do estilo da personagem: "todo mundo pode se vestir como ela, é só investir em três princípios básicos: silhueta estruturada, alfaiataria e cartela de cores sóbria".

Silhueta estruturada

O caimento é parte do segredo para acertar na escolha de um look de trabalho. Para o escritório é importante investir em tecidos e modelagens estruturados, que valorizem o corpo com elegância.

Roupas muito largas podem passar a impressão de desleixo, por isso os looks estruturados trazem sofisticação. "O segredo é adaptar as peças à forma do seu corpo, sem que elas fiquem excessivamente apertadas. Para isso, conte sempre com uma boa costureira por perto, já que toda roupa precisa de ajustes", explica a figurinista.

Alfaiataria

O guarda-roupa de Claire é recheado de peças em alfaiataria e Johanna aconselha que as mulheres invistam em terninhos, camisas, saias lápis e vestidos de botão, que podem ser usados com cinto ou não. "Para montar seu figurino, nós realmente nos concentramos na alfaiataria. As peças costumam ser elegantes e ter um bom caimento, por isso é uma dica ótima para todas usarem em seus ambientes de trabalho", complementa.

Cores sóbrias

A regra básica de vestuário no trabalho é manter a discrição. As cores neutras costumam ser as escolhidas, afinal, usar tons vivos pode fazer você chamar mais atenção do que o necessário.

Em "House of Cards", Claire quase sempre aparece vestida com cores escuras: preto, cinza ou azul marinho. Para o dia a dia, a dica de Johanna é que, além desses tons, as mulheres complementem o look com cores mais claras, como branco, nude e rosé, que vão deixar o visual mais leve.