Topo

Pomada em pó transforma os fios e cria penteados descontraídos

Com a pomada em pó, é possível deixar a trança mais descontraída, afofando-a sem perder a forma - Fabiano Cerchiari/Montagem/UOL
Com a pomada em pó, é possível deixar a trança mais descontraída, afofando-a sem perder a forma Imagem: Fabiano Cerchiari/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL. em São Paulo

28/01/2014 07h10

Os penteados de hoje possuem um ar desconstruído e até mesmo "sujinho". Esqueça o aspecto alinhado ou certinho. Para conseguir o efeito despretensioso, os produtos finalizadores entram em ação para garantir o resultado ideal, como é o caso da pomada em pó. Com textura parecida a de um talco, ela tem o poder de acrescentar ou reduzir volume, bem como textura, contudo, deve ser usada com sabedoria, como explica a cabeleireira Marina Marques, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro. “É importante verificar a quantidade, pois, em excesso, a pomada em pó acaba deixando os fios rígidos”, explica. Ela pode ser usada em fios lisos e cacheados, sendo que o resultado no primeiro tipo é mais visível.

Na hora da aplicação, não há segredos, basta "salpicá-la" diretamente sobre os fios para modelá-los em seguida, mas é preciso definir primeiro qual será o penteado e deixá-lo semi-pronto antes da utilização da pomada em pó. “Se o aplicarmos nos fios soltos, antes de criar o visual, eles ficarão grudados, o que limita a estilização”, conta o cabeleireiro Charles Veyiga, do salão Boutique Beauté, em São Paulo, que criou os looks que ilustram este texto. Também é necessário lembrar que a pomada em pó é um produto de alta performance, com forte poder de fixação, por isso é possível obter um acabamento mais perfeito de acordo com o objetivo. “A fixação é seca e não deixa o efeito molhado dos sprays comuns”, diz o profissional.

  • Os fios do coque continuam lisos, mas ganham o volume perfeito para o penteado de verão

Em penteados clássicos, como a trança embutida e o coque, a pomada ajuda a criar um ar mais moderno, com um bagunçado proposital, sem deixar o cabelo cair. “Na trança, o produto ajuda a 'afofar' o entrelaçado, criando um leve volume, mas sem prejudicar a estrutura”, diz Charles. Já o coque fica mais cheio, sem necessidade do uso de esponja específica, além de ter pontas desconectadas com bastante definição. Marina Marques acredita no uso da pomada para penteados com fios soltos, estilizando as pontas para fora, principalmente em cabelos mais curtos.

Na hora de desmanchar o penteado feito com a pomada em pó, Charles chama atenção para um detalhe. “Para que o produto saia completamente do cabelo, é recomendado o uso de um xampu antirresíduos. Ele não sai apenas com uma simples lavagem”, explica. Por esse motivo, o produto é ideal para penteados bagunçados que precisam durar a noite toda, do jeito que estação pede.