Topo

Marcos Costa lança livro com dicas para "meninas de 15 a 80 anos"

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 16h34

O maquiador Marcos Costa acaba de lançar seu segundo livro, "Maquiagem" (Lovely House/Luste Edições). Na nova publicação, o profissional de beleza que faz parte do time de blogueiros do UOL, traz ensaios conceituais e também dicas de maquiagem para "meninas de 15 a 80 anos".

Acostumado a rodar o país com workshops e treinamentos - ele é maquiador oficial da Natura -, o beauty artist que trabalha entre os pinceis desde 1983 reuniu as dúvidas femininas para poder apresentar, no livro, suas sugestões. "Percebi que a maioria das mulheres quer aprender o básico, uma pele bonita, um esfumadinho nos olhos, um rímel e batom. Elas ousam pouco, por isso quis mostrar esse básico, mas também alguma ousadia", diz.

Com a proposta de uma maquiagem em que a mulher deve usar o que sente vontade, sem apego a  regras, o maquiador propõe nas páginas do livro looks com batom vermelho cremoso para uma senhora de 70 anos, olhos e boca coloridos com tom de azul intenso e mix inusitados de cores. "Quem falou que uma menina de 70 anos não pode usar preto nos olhos? Quem disse que não pode misturar cores?", questiona.

Embora a publicação tenha um grande volume de passo a passos, a parte inicial do livro é focada em ensaios artísticos, em que a maquiagem é apresentada de maneira conceitual. "Eu quis fazer uma coisa mais intuitiva, mais leve, para a menina abrir e se jogar, experimentar, para ela se sentir instigada", revela.

Outro destaque do livro é a capa com efeito "lenticular", em que a imagem da modelo varia conforme a publicação é manuseada. "Maquiagem" estará disponível nas livrarias e também nos catálogos de venda da Natura a partir de novembro a um preço de R$ 90.