Topo

Estilistas famosos se juntam a artistas e criam obras relacionadas à moda

Imagem da performance de "Splash", do artista suíço Olaf Breuning e da estilista norte-americana Cynthia Rowley - Divulgação
Imagem da performance de "Splash", do artista suíço Olaf Breuning e da estilista norte-americana Cynthia Rowley Imagem: Divulgação

Julia Guglielmetti

Do UOL, em São Paulo

02/03/2013 08h30

Chega ao Brasil a exposição "Move!", que visa incluir o público em diferentes processos criativos que aproximam moda e arte.

De 9 a 19 de março, estilistas e artistas contemporâneos trabalham em duplas para criar obras e performances que relacionam e discutem a relação do universo da moda ao da arte. Os trabalhos apresentados no SESC Belenzinho, em São Paulo (SP), são assinados por nomes como Marc Jacobs, Alexandre Herchcovitch, Pedro Lourenço, Diane von Furstenberg, Francisco Costa, Vik Muniz e Rob Pruitt.

A mostra foi originalmente apresentada em outubro de 2010, no museu MoMa PS1, em Nova York, nos EUA, com curadoria de Cecilia Dean, co-fundadora da revista "Visionaire" e David Colman, jornalista de arte e moda, e contou com 13 trabalhos de conceituados artistas e estilistas norte-americanos. Na edição brasileira, a "Move!" ganhou com a colaboração do consultor brasileiro Antonio Haslauer.

Veja os oito trabalhos que serão apresentados: 

- “Looks”, do artista norte-americano Rob Pruitt e do estilista norte-americano Marc Jacobs:

Trabalhando com a tecnologia de realidade aumentada, o público é convidado a desfilar por uma passarela em "chroma key" (fundo azulado) e em seguida, pode assistir a sua própria imagem dentro de um vídeo do desfile de Marc Jacobs.

- “Splash”, do artista suíço Olaf Breuning e da estilista norte-americana Cynthia Rowley

Nesta colaboração o público participa do processo criativo de uma coleção de moda e uma obra de arte ao mesmo tempo. Anônimos vestem peças de roupas criadas por Cynthia Rowley e toma um banho de tinta. O resultado são bons registros fotográficos da performance e uma linha de roupas estampada ao vivo.

- “Pose”, do artista norte-americano Ryan Mcnamara, da estilista norte-americana Diane von Furstenberg e do estilista brasileiro Oskar Metsavaht (Osklen)

O único trio da mostra pretende inverter o processo da moda e ao invés de colocar estampas nas roupas das pessoas, colocará pessoas em estampas. O público será fotografado com looks de Diane von Furstenberg e da Osklen e em seguida o artista inserirá as fotos em uma trama de estampas. O trabalho será exposto e crescerá ao decorrer da mostra.

- “Ligatura”, do artista brasileiro Maurício Ianês e do estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch 

O artista plástico Maurício Ianês realizará uma nova edição uma performance que realizou na Bienal de Arte de São Paulo em 2008, onde ficou 13 horas sem roupas ou comida, dependendo apenas da ajuda do público. Na "Move!", ele permanecerá como uma instalação viva, vestindo peças de Herchcovitch e trocando de roupa com o público. Simultaneamente, o estilista irá costurar novas peças a serem usadas pelo artista.

- “Kalos”, do artista brasileiro Vik Muniz e do estilista brasileiro Francisco Costa (Calvin Klein Collection)

A dupla criou uma performance aquática que será realizada ao vivo por atores na piscina do SESC Belenzinho. A coreografia será projetada simultaneamente com efeitos caleidoscópicos unindo os conceitos de artes visuais, dança e moda.

- “Pé de Jeans”, do artista norte-americano Peter Coffin e da marca brasileira Ellus

Antecipando o evento, árvores da cidade de São Paulo serão vestidas com calças jeans da Ellus. 

- “Graficouture”, do coletivo de grafiteiros brasileiros Banzai Studio e do estilista brasileiro Pedro Lourenço

Com a intenção de discutir a relação da rua com a passarela, o grupo grafitará ao vivo sobre telas de tecido, que servirão de matéria prima para uma oficina de costura com participantes que confeccionarão looks desenhados por Pedro Lourenço.

- “The Big Picture”, do artista brasileiro Ricardo de Castro e do estilista brasileiro Dudu Bertholini (Neon)

O público será convidado a vestir túnicas coloridas feitas por Dudu Bertholini e colar adesivos criados por Ricardo de Castro das mesmas cores das roupas em um painel de madeira. O resultado será uma espécie de mosaico vivo unindo a roupa o fundo artístico.

Exposição Move!:
Quando: de 9 a 19 de março de 2013
Onde: Sesc Belenzinho; r. Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo (SP)
Horário: terça a sexta-feira das 11h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 20h
Entrada gratuita