Topo

Os cílios grudados tomaram conta das passarelas; você usaria o make estilo "aranha"?

Adeptas da moda, Kim Kardashian e Jennifer Lopez exibem os cílios grudadinhos em tapetes vermelhos - Getty Images
Adeptas da moda, Kim Kardashian e Jennifer Lopez exibem os cílios grudadinhos em tapetes vermelhos Imagem: Getty Images

Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 07h10

Como a turma do mundo fashion não para de inventar moda, a tendência agora são os cílios grudadinhos. Eles são mais grossos, geralmente pretos e chamativos, no melhor estilo Twiggy, modelo dos anos 1960 e famosa por seu olhar expressivo. A onda, que reapareceu no desfile da Gucci, durante a semana de moda de Milão, já tem até apelido: cílios-aranha, ou "spider lashes". “A prática causa um efeito boneca, lembrando os cílios da Emília das fábulas de Monteiro Lobato. O ruim é que ele pesa na maquiagem, tem que saber usar”, observa Rafael Guapiano, maquiador do Homa Elite Salon, em São Paulo.

Há quem considere que o look surgiu, na verdade, de um erro de make: alguém exagerou na dose, acabou gostando e saiu por aí sendo copiada. Kika Ortiz, maquiadora de Porto Alegre (RS), pensou, a princípio, que o excesso grudento não faria sucesso. Mas logo foi obrigada a experimentar e hoje se diz apaixonada pelo resultado. “Incluí na minha última sessão de fotos e confesso que adorei”, conta a participante do reality show "Desafio da Beleza", no canal GNT.

  • A Gucci levou a moda dos cílios-aranha para as passarelas da semana de moda de Milão

Usar cílios-aranha influencia, sim, no resto do make. Como a atenção fica toda fixada nos olhos, é bom pegar leve no restante do rosto. Prefira uma sombra que não pese muito, de preferência clara, e o blush deve ser rosado, sem exagero. Para arrematar, um bom batom, que até pode ter uma cor forte. É preciso caprichar na limpeza da região dos olhos antes de dormir. Neste caso, é bom ter um bom demaquilante bifásico. “Lembre-se: a máscara é um gel com cor. Desta forma, causa nos fios os mesmos danos que o gel para cabelo. Tem que retirar, mesmo, antes de deitar”, recomenda Rafael.

Algumas famosas aderiram à moda dos cílios grudados e desfilam o visual com frequência em tapetes vermelhos. É o caso de Anne Hathaway, Eva Longoria, Hailee Steinfeld, Jennifer Lopez, Heide Klum e Kim Kardashian. E, então, está pronta para copiar? Confira as dicas dos profissionais para,  propositalmente, errar a mão e assumir o visual.

Dicas para fazer os cílios-aranha

1 - Faça um traço com delineador bem rente ao cílios em cima e embaixo. Agora, acentue os mesmos com curvex. Aplique camadas generosas de máscara nas duas direções: de baixo para cima e de cima para baixo, tanto nos cílios superiores, quanto nos inferiores. O aplicador deve ser aquele bem grosso. Quando o produto ainda estiver úmido, una os pelinhos com a ponta dos dedos e segure-os até grudarem.

2 -  Kika sugere aplicar de quatro a cinco camadas de máscara com intervalo de um minuto entre cada uma para secar bem. A cada passada, faça movimentos de zigue-zague desde a raiz até as pontas, para que os fios encostem um nos outros e colem. “As máscaras de volume são as melhores para isso. E as que você usou pouco também, pois o pincel vem carregado e permite coberturas densas.” Outra sugestão, segundo ela, é colocar cílios postiços e reforçá-los com muito rímel. “Total efeito aranha”

  • 5029
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/beleza/enquetes/2012/11/08/voce-adotaria-a-moda-dos-cilios-aranha.js

3 - Caso queira um olho ainda mais incrementado, comece de forma diferente. Rafael Guapiano aconselha a passar uma gota de base líquida nos cílios, seguida de pó solto e, por cima, muita máscara. “O truque engrossa os pelos e aumenta o efeito”

4 – Uma outra opção é usar curvex e um primer nos pelinhos. Logo após, aplique muitas camadas de máscara nos cílios superiores e inferiores sem pentear muito. “Espere secar e repita o processo mais três vezes”, recomenda o maquiador do Homa Elite Salon

Dicas para deixar os cílios soltos

Se você ainda não está pronta para aderir à onda dos pelinhos grudados, os profissionais também ensinam como manter os cílios bem alongados e penteados. Confira

1 - Escolha um pincel fino e use máscara com menos intensidade. De preferência, um aplicador específico para alongar, e não engrossar. “Não aplique mais do que duas vezes”, ensina Rafael

2 - As máscaras que não são à prova d’água costumam ser mais ralinhas, uma boa pedida para quem quer fios separados

3 - Após a aplicação, passe uma escovinha para limpar os pelos e desgrudá-los. “Isso deve ser feito rapidamente, para evitar o aglutinamento”, explica Kika