Topo

Faça o teste e veja se você sabe enfrentar problemas com equilíbrio

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

13/02/2012 07h00

Existem diferentes formas de encarar os problemas da vida. Tanto que um mesmo contratempo, como ser assaltado ou levar um fora, pode ser tratado de maneiras diversas pelas pessoas. Segundo Antonio Carlos Amador Pereira, psicólogo e professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), “as pessoas são resultado das características inatas e da forma que são educadas, principalmente, pela família”, e é daí que são formadas as maneiras de lidar com as questões que aparecem. Faça o teste*:

"Se alguém é criado em um ambiente em que, quando surge um problema, todo mundo se desespera ou fica deprimido, essa pessoa vai aprender a reagir dessa maneira. Isso não significa que será assim a vida inteira, pois ela pode aprender e receber modelos de outras pessoas, conforme o seu ambiente vai expandindo", diz o psicólogo.

Pereira ainda afirma que é essencial ter controle e não se deixar tomar pelo sentimento de desespero. “O mais adequado seria olhar o problema e identificar formas de resolvê-lo. Mas há pessoas que entram em pânico e ficam tão apavoradas diante de uma situação que não conseguem resolvê-la", diz ele. "Às vezes, é necessário entrar em contato com a dor e é preciso aprender que há dois lados. Não existe apenas o sucesso; às vezes, também tem o fracasso. As pessoas bem-sucedidas levaram tombos e aprenderam a se levantar com eles”.

* Este teste não tem valor científico e foi desenvolvido com a consultoria do psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira.