Topo

Saiba como montar um nécessaire masculino para o dia a dia

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

26/09/2011 06h00

O nécessaire é aquele estojo próprio para levar seus produtos de higiene em viagens, correto? Nem sempre. Com a corrida do dia a dia e tantas coisas para fazer, ele se tornou um item fundamental para o homem que já percebeu que precisa mais do que escova e pasta de dente para sobreviver fora de casa.

De origem francesa, a palavra nécessaire significa necessário e define muito bem sua utilidade: carregar apenas os itens fundamentais de higiene e beleza. O que varia são os produtos, de acordo com a atividade em vista: trabalhar, malhar, badalar, entre outras ações.

A primeira coisa a considerar é o que você pretende fazer fora de casa. Se você só trabalha ou estuda, pode levar um nécessaire básico. Se fizer alguma atividade esportiva, com certeza terá mais artigos para carregar. É do tipo que emenda uma saída pós-trabalho? Outros produtos para considerar. Moral da história, o nécessaire é muito pessoal e ninguém melhor do que você para saber o que deve entrar nele. O que a HORA H vai fazer é dar dicas gerais para que entenda melhor como funciona o espírito da coisa.

De forma geral, para que sua carga não seja grande ou pesada, escolha embalagens econômicas, menores que as usuais. Caso não as encontre, compre frascos e potes vazios. Outra boa ideia é usar produtos multiação, como xampu e condicionador dois-em-um, protetor solar com hidratante etc.

 

  • Divulgação

    Nécessaire com kit de frascos diversos para produtos de beleza

Nécessaire básico
Ele serve para a maioria dos homens e deve conter artigos como escova e pasta de dente, fio dental, protetor solar, gel higienizador de mãos e camisinha.

Nécessaire para academia
Se for direto do trabalho para academia ou vice-versa, use o modelo básico e mais um frasco de xampu e sabonete, que podem ser substituídos por gel para banho, e o desodorante.

Nécessaire para balada
Para quem gosta de ir direto do trabalho para balada ou sair com amigos ou namorada/o, pode acrescentar um gel de limpeza para o rosto - principalmente se tem a pele oleosa-, lenços umedecidos (para usar nas axilas), desodorante, perfume, gel para cabelo e camisinha.

Nécessaire para uma boa imagem
Para homens que querem manter a aparência em dia, especialmente a do rosto, podem acrescentar ao seu kit algum tipo de creme para o rosto ou olheiras, gel para cabelo ou protetor labial.

Como você pode perceber, esses exemplos são diferentes de um nécessaire de viagem, onde itens relativos à barba e à unha, por exemplo, foram deixadas de fora, porque isso você pode fazer em casa, não nos ambientes que frequenta.