Topo

Homens também podem usar corretivo; aprenda como

O corretivo bem aplicado não deve aparecer, apenas te deixar mais bonito, melhorando o aspecto de olheiras e outras imperfeições - Patrícia Araújo/UOL
O corretivo bem aplicado não deve aparecer, apenas te deixar mais bonito, melhorando o aspecto de olheiras e outras imperfeições Imagem: Patrícia Araújo/UOL

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

29/08/2011 07h00

Esta é uma daquelas colunas que recebem um monte de reclamações, protestos e gozações. A HORA H desta semana é sobre o corretivo. O que para a maioria dos homens ainda significa "castigo" ou "punição", para as mulheres quer dizer aquele item da maquiagem que serve para esconder as imperfeições da pele. E para a parcela masculina de leitores que já torceu o nariz, pode acreditar: vale a pena se familiarizar com a definição feminina.

Modelos, apresentadores de televisão e atores usam corretivo no seu dia a dia para evitar o efeito brilhante da pele, disfarçar olheiras que denunciam o cansaço, esconder espinhas que aparecem de última hora. E não é porque eles aparecem na televisão que são os únicos que devem cuidar da imagem. Você também pode fazer uso deste milagroso produto sem que ninguém perceba. A maquiadora Simone Barcelos, da escola de maquiagem e cabelo Beauty Box, dá as dicas sobre o produto na entrevista a seguir. 

HORA H: Para que serve o corretivo?
Simone Barcelos: O corretivo serve para disfarçar olheiras, acne e cicatrizes. No caso da cicatriz, quando for muito branca e larga, deve-se usar o corretivo mais rosado para chegar ao tom mais próximo da pele.

Como escolher a cor do corretivo?
O ideal é testar no rosto, porque as mãos e os braços possuem geralmente mais pigmento do que a pele da face. O corretivo deve ser o mais próximo o possível do tom da pele. Nunca escolha um tom mais claro, pois acaba chamando mais atenção para a região ao invés de corrigir. Para olheiras mais roxas, deve-se escolher o corretivo mais amarelado, porque o roxo com o amarelo se neutralizam; já para olheiras mais amareladas, o ideal é o corretivo em tom rosado.

É melhor usar corretivo líquido ou sólido (em creme, bastão, etc)?
Os corretivos líquidos às vezes são mais secos do que em pasta. É ilusão pensar que só porque é líquido não é tão seco, por isso é necessário testar sempre. Vale lembrar que os corretivos que se tornam secos grudam na pele e acentuam as marcas, e quanto mais grossa for a textura do produto, mais ela irá marcar as linhas de expressão.

Existe corretivo que "desaparece" no rosto?
Quando a aplicação é bem feita, o corretivo não aparece. 

Há outros tipos de maquiagens indicadas para o dia a dia do homem?
Normalmente esse é o único tipo de maquiagem feita em homens, disfarçando olheiras e as laterais do nariz. Mas também vale a pena investir no "primer", um produto usado antes do corretivo e que uniformiza a pele do rosto, regula a oleosidade, hidrata e aumenta a durabilidade do corretivo. Para finalizar, pode-se aplicar uma fina camada de pó, apenas para tirar a oleosidade.

Homens com barba podem usar corretivo?
Sim, principalmente porque quase nunca o corretivo é aplicado nessa região do rosto. Geralmente se usa corretivo nos olhos e em alguns sinais que se quer esconder.

Como retirar o corretivo depois de usá-lo?
É mais prático o uso de lenços demaquilantes: é só passar no rosto e enxaguar com água. É necessário sempre enxaguar para não deixar resíduos de produto. Pode-se usar também demaquilantes líquidos aplicados com algodão, sempre de dentro para fora. Lembrar de nunca dormir com maquiagem, porque entope os poros.

Colaborou com esta coluna Paula Baraldi