Você tem problemas com a sua imagem? Profissionais dão dicas de como se aceitar
"Espelho, espelho meu, por que é tão difícil gostar desse corpo que é meu?”. Pois é, se a fábula da Branca de Neve fosse nos dias de hoje, certamente, seria um pouquinho diferente. Nunca a insatisfação com o visual esteve tão em alta. Uma pesquisa coordenada nesse ano pela empresa Sophia Mind, dedicada à inteligência de marketing feminino, revelou que apenas 8% das brasileiras estão totalmente satisfeitas com seu corpo. No total, 3.500 mulheres foram entrevistadas.
“Isso acontece porque, infelizmente, o nosso autojulgamento e a mania de comparação pesam muito. Mas as pessoas esquecem que ninguém é perfeito”, afirma Vivian Behar, psicóloga e colaboradora do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas (AMBULIM).
A psicóloga lembra que até a top brasileira Gisele Bündchen, modelo de beleza em todo o mundo, teve dificuldades de conseguir trabalho no início da carreira por causa de seu nariz grande, mas isso não a desmotivou. Ao contrário, ela aprendeu a valorizar seus melhores ângulos nas fotos.
“A maioria, ao contrário de Gisele, acaba viciada em se autodepreciar, e, portanto, sente cada vez mais dificuldade em descobrir o que tem de bom e reconhecer seus pontos fortes”, afirma Vivian.
Para a psicóloga Silvia Pedrosa, de São Paulo (SP), o problema está na forma exagerada como os brasileiros cultuam o corpo e valorizam a juventude, baseados em um padrão de beleza quase inexistente criado pela mídia.
“De perto, não temos um corpo lindo e maravilhoso. Então, quando olhamos o Photoshop da revista e o comparamos ao nosso corpo, temos um choque. Se a imagem que acreditamos ser ideal não corresponde à nossa, ficamos eternamente frustrados, infelizes, tentando nos aproximar daquele corpo que é referido como padrão de beleza”, diz Silvia.
O UOL Comportamento ouviu profissionais de diferentes áreas com tipos físicos variados, que deram dicas de como aceitar o corpo e se sentir satisfeito com o visual. Veja no álbum acima os depoimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.