Topo

Universa

Veja como usar o tradicional sapato Oxford de maneira moderna

Sapato Oxford feito à mão da marca Pacco é vendido por a partir de R$ 540 - Divulgação
Sapato Oxford feito à mão da marca Pacco é vendido por a partir de R$ 540 Imagem: Divulgação

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

21/03/2011 07h00

O sapato Oxford é uma das peças mais clássicas e elegantes do guarda-roupa masculino. Seu uso mais freqüente é com roupas formais. Dependendo do modelo, também combina com o estilo casual. Os mais descolados já aderiram à combinação do Oxford com calça jeans de barra dobrada, bem na onda "college". A seguir, saiba mais sobre esta tendência e veja o novo jeito usá-la, numa mistura de tradição e modernidade.

O estilo "college" surgiu a partir das roupas que os estudantes ingleses e americanos usavam na década de 1950, e se tornou uma eterna fonte de inspiração para coleções masculinas. A moda sempre dá um jeito de atualizar aquilo que já foi visto e usado, e no caso da moda masculina, isto acontece nos pequenos detalhes.

Há pelo menos dois anos os rapazes descolados vêm usando a barra da calça mais curta, em especial no jeans, combinada com sapatos clássicos como o modelo Oxford. Esta tendência foi absorvida por diversas marcas e desembarcou no Brasil, mais especificamente, no desfile de Inverno 2011 da TNG.

Hora H: Veja como usar o sapato Oxford de maneira moderna
Veja Álbum de fotos

“A coleção da TNG faz uma referência explícita ao 'college', e no desfile usamos sapatos Oxford, que fazem parte deste estilo e são mais elegantes que os Derby”, conta Fabio Andreoni, estilista da marca.

Sobre a diferença entre os modelos de sapatos citados por Andreoni, Marcel Basthos, especialista em sapatos, explica: “No Derby, a parte dos furos para o cadarço está situada em uma peça de couro que se costura sobre o corpo do sapato. No Oxford, não há este elemento, pois os furinhos são feitos diretamente sobre o corpo do sapato. O que se vê então é praticamente uma única superfície que acompanha o formato do pé. É por esta razão – por realçar o formato do pé de modo contínuo – que o Oxford é considerado mais elegante e mais formal do que o Derby”.

 

Se você quiser aderir a esta moda, há vários modelos de Oxford à venda no mercado. Na moda feminina, aliás, os Oxford estão especialmente em alta, com inúmeras versões feitas tanto para serem usadas no inverno quanto no verão. No caso dos modelos masculinos (os originais), prefira aqueles com o bico levemente arredondado ou alongado. Se for ousado, esqueça a combinação clássica de sapato preto com meia preta e faça como os ingleses: aposte nas meias coloridas!

Caso isso tudo seja moderno demais pra você, não tem problema. Vale ver as sugestões de sapatos e usá-los do modo tradicional. Afinal, no supermercado de estilos, há boas ofertas para todo mundo.

Universa