Topo

Minicidade mostra que o aço pode ser usado em construções residenciais

VLADIMIR MALUF

Enviado especial ao Rio

20/11/2010 09h43

Uma minicidade foi construída no Rio de Janeiro dentro do complexo de eventos Riocentro, durante a Rio Infraestrutura, feira do setor realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, paralelamente à Construir Rio. A Vila do Aço, como é chamada, foi idealizada pelo Instituto Aço Brasil e ocupou uma área de 1.650 m², com réplicas de  casas, prédios e equipamentos urbanos em tamanho real, tudo estruturado com o material inoxidável.

A intenção do projeto, montado com produtos fornecidos por diversas siderúrgicas do país, é mostrar o material, usado tradicionalmente em edifícios comerciais, pontes e indústrias, como uma opção para estruturas construtivas residenciais. De acordo com a gerente executiva do Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA), Catia Mac Cord, esse tipo de solução é importante para o meio ambiente.

"O aço permite diferentes aplicações. As pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre sua utilização em projetos residenciais. Uma de suas principais vantagens é que, se uma dia, a estrutura montada com o aço não for mais útil, o material volta para o forno e se transforma em aço novamente, sem resíduos", afirma Catia, defendendo a ideia de que as obras precisam ser pensadas com responsabilidade ambiental. 

Depois de erguida a estrutura de aço, a casa pode receber paredes e divisões de todos os tipos, como drywall, placas cimentícias ou de madeira, além de materiais que fazem isolamento térmico e acústico. Para os revestimentos externos, também é possível utilizar as mais variadas opções, desde a tradicional argamassa até as mais modernas, como PVC ou o próprio aço.

A gerente executiva do CBCA afirma que é totalmente viável construir estruturas residenciais dessa maneira, inclusive financeiramente – o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida adotou essa tecnologia. Outra vantagem, segundo ela, é a praticidade e rapidez do processo. "As peças de aço são produzidas na fábrica e chegam no canteiro de obra apenas para serem montadas. As estruturas construtivas desse tipo ficam prontas em um tempo de 30% a 40% menor."