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Fora da Daslu, Chanel abre 2ª loja e fica mais barata no Brasil

CAROLINA VASONE

Editora de UOL Estilo

10/11/2010 17h32

Quem subia a rampa do térreo para o primeiro andar do shopping Iguatemi (SP), no final da manhã desta quarta (10), se deparava com uma reprodução de um pedaço de iceberg. O cenário branco (alusão aos blocos de gelo de verdade que Lagerfeld importou da Escandinávia no desfile da Chanel de março passado) cobria, durante a inauguração para a imprensa, parte da vitrine da segunda loja da maison francesa aberta no Brasil.

Com arquitetura de Peter Marino (que assina todas as lojas da grife no mundo), o endereço do Iguatemi marca uma nova fase da Chanel no país. Em abril deste ano, a marca rompeu definitivamente a parceria com a Daslu e assumiu a loja do shopping Cidade Jardim, oficialmente a primeira a abrir as portas no país.

A independência da multimarcas de importados parece mudar bastante a relação que as compradoras e fãs da maison terão com a Chanel. A começar pelo preço. Segundo Evelyse Britto, diretora geral da Chanel no Brasil, os valores das peças ficarão cerca de 30% mais baratos em relação ao que era praticado na Daslu, e entre 30% e 50% mais caros em comparação ao que é cobrado nos Estados Unidos. A edição do que vem para o país também não terá intermediários e será feita diretamente pela Chanel do Brasil.

Isso não significa que tudo virá para cá. Segundo Evelyse, há bolsas que só fazem sucesso aqui e outras que são uma febre fora e que não causam comoção nas brasileiras. Segundo a diretora, a bolsa preferida da compradora no Brasil é a clássica preta de matelassê, a modelo 112. Nisso há concordância internacional, já que a peça é sucesso de vendas mundial.

Há ainda a questão climática. A coleção Inverno 2010/11, a mais quente dos últimos tempos da Chanel, vem para o Brasil sem a parte, literalmente, mais peluda (para quem não viu o desfile, acesse a galeria de fotos). Há, porém, algumas opções nesta linha, para quem quiser arriscar uma bota de cano alto coberta de pelos ou um casaco também peludo (Lagerfeld já avisou que os pelos são falsos) numa eventual frente fria ou numa viagem a Paris. Ou ainda, para as apaixonadas por moda e fãs da grife que gostariam de ver de perto as mais recentes criações da maison francesa sem ter que pegar um avião ou se adequar ao perfil da cliente Daslu.

Sem os cosméticos disponíveis na loja do Cidade Jardim, o endereço do Iguatemi se concentra nas roupas e nos relógios. O carpete bege e as cortinas douradas remetem ao chique endereço da grife na Place Vêndome, em Paris, e se misturam ao design clean e contemporâneo de Marino.

Na abertura para a imprensa (à noite haverá uma inauguração fechada para convidados), além do iceberg cenográfico, um "nail bar" foi montado para pintar as unhas das interessadas, com os esmaltes da linha de tons cáqui, lançada no Fashion's Nigt Out (evento de compras promovido pela Vogue, em Nova York), em setembro passado.