Topo

Livro sobre a arquiteta Betty Birger reúne projetos corporativos

Projeto de Betty Birger para o escritório da construtora Odebrecht em São Paulo - Divulgação
Projeto de Betty Birger para o escritório da construtora Odebrecht em São Paulo Imagem: Divulgação

Da Redação

09/11/2010 07h00

A arquiteta Betty Birger lança no próximo dia 24 o livro “Um a Um: arquitetura de Betty Birger”. A obra reúne trabalhos da profissional, fortemente ligada ao universo corporativo, como projetos elaborados para Odebrecht, OAS, Grupo Ultra, Lojas Bebesh, Clube Hebraica e clínicas de médicos como o fisioterapeuta Marcelo Filardi e a cirurgiã plástica Débora Galvão. Para enfatizar a abordagem personalizada, o livro conta com cinco modelos de capa.

A flexibilidade do uso é uma questão aplicada frequentemente nos projetos de Betty. Um exemplo se encontra no escritório da Odebrecht, no edifício Eldorado Business Tower, em São Paulo, no qual um sistema de divisórias retráteis, somado ao mobiliário especialmente desenhado para o espaço, permite reconfigurar as salas de reunião de acordo com as diferentes demandas.

O programa diversificado dos espaços aparece no lobby projetado para o Grupo Ultra, em São Paulo. Betty propôs a transformação de todo o andar térreo em um lobby com aspecto de bulevar. Ali, a história e a identidade corporativa ganham espaço por meio de ambientes amplos e integrados. O projeto funciona como uma espécie de museu linear, dinâmico, entretendo o fluxo de funcionários e visitantes. Há ainda salas reversíveis, que podem ser utilizadas para cursos e sessões de cinema, ou integradas ao lobby através do deslizamento de divisórias de policarbonato alveolar.

Nos projetos da arquiteta, muitas vezes, a luminosidade provém de fonte natural, com o uso abundante de clarabóias e divisórias baixas. A luz é muito utilizada também em prol de efeitos estéticos e do conforto ambiental. Algumas referências podem ser notadas nos projetos Polibrasil, na Clínica de Débora Galvão e nas lojas Bebesh.

Além do texto principal, assinado pela jornalista especializada Evelise Grunow, o livro conta com prefácio de Gilberto Dimenstein, e entrevistas com alguns dos clientes da arquiteta.

“UM A UM: ARQUITETURA DE BETTY BIRGER”
Editora Olhares
Textos: Evelise Grunow
Fotos: Gal Oppido, Ary Diesendruck, Renato Stockler, André Nazareth e outros.
Formato: 216 páginas, 21 x 25 cm, capa dura
Preço: R$ 86
Lançamento: 24 de novembro de 2010, às 18h30
Local: Livraria da Vila - Rua Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo (SP)