Leia dicas para aquecer a casa e explore a imagem para ter ideias
Projeto, localização, posição em relação ao sol, escolha dos revestimentos e muitos outros detalhes influenciam no conforto térmico de uma casa. Mas claro que não é por isso que você vai derrubar a sua e construir uma nova para encarar o inverno. Se a ideia é deixar o lar mais quentinho nos dias frios, há recursos muito mais simples do que uma obra para isso.
Vista a casa
A designer de interiores Sueli Adorni explica que a casa pode ser repaginada nos meses frios. “Assim como vestimos roupas de verão e inverno, podemos fazer o mesmo com a decoração”, compara. “Coloque tapetes, mantas, almofadas de lã...”, exemplifica.
Pode se iludir
Dependendo da cor que você escolher para os ambientes, você terá a sensação de aquecimento e aconchego. Se achar que vale a pena mudar até as paredes, lembre-se de escolher tons quentes. “Opte pelas relacionadas ao calor, como vermelho, laranja, amarelo”, explica o arquiteto Fernando Forte.
Outro recurso que pode causar uma sensação agradável é utilizar velas e aromatizadores de ambientes com fragrâncias quentes. A dica de Sueli Adorno é habituar-se a acender algumas velinhas em aparadores e mesas, por exemplo. “Isso cria um clima harmonioso e aconchegante.”
Convide o calor para entrar
Caso os artifícios anteriores não sejam suficientes, o mercado oferece muitos tipos de aquecedores e lareiras, de diversos preços. Jóia Bérgamo, arquiteta e decoradora, indica as lareiras a gás e, para as áreas externas, os aquecedores de jardim.
Também eficaz para esquentar a casa é pintar as paredes externas de preto. Fernando Forte explica que, assim, você consegue aproveitar melhor a radiação solar durante o dia e elevar a temperatura dos cômodos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.