Topo

Mostra reúne móveis de Zanine Caldas e Geraldo de Barros

Da Redação

26/05/2010 07h00

Uma exposição em São Paulo reúne cerca de 60 peças de mobiliário criadas por Zanine Caldas e Geraldo de Barros por volta dos anos 1950. A exposição "Zanine Caldas e Geraldo de Barros - Fortes Contrastes e Utopias Realizadas" fica de 26 de maio a 6 de junho de 2010 na Artemobilia Galeria.

“A ideia dessa exposição é apresentar ao público uma representativa amostra do trabalho desses dois criadores e pioneiros, dos difíceis tempos em que móvel moderno e design eram palavras praticamente desconhecidas", explica Sergio Campos, idealizador da mostra. " Iremos enfatizar a fase inicial de Zanine Caldas, com sua fábrica Móveis Artísticos Z, fundada em 1949, e de Geraldo de Barros, com a fábrica de móveis Unilabor, de 1954.”

Os dois designers partiram de estéticas completamente antagônicas: Zanine, arquiteto autodidata e exímio conhecedor da madeira brasileira, utilizou o compensando naval para criar peças sinuosas. Já o fotógrafo e artista plástico Geraldo de Barros partiu de uma perspectiva racionalista e modular e seguiu por linhas retas para criar peças atemporais.

Serviço
"Zanine Caldas e Geraldo de Barros - Fortes Contrastes e Utopias Realizadas"
Data:  De 26 de maio a 6 de junho 2010
Local: Artemobilia Galeria:  Rua Cardeal Arcoverde, 470, Pinheiros, São Paulo (SP)
Horário: Todos os dias, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 3791-992