Topo

Cabelo de novela: veja como copiar o corte, a cor e o penteado das atrizes

SIMONE OTA E ALINE DINI

Colaboração para o UOL

06/05/2010 06h00

Os cabelos das atrizes Letícia Spiller ("Viver a Vida"), Giselle Itié ("Bela, a Feia"), Gabriela Duarte ("Passione"), Mariana Ximenes ("Passione"), Giovanna Ewbank ("Escrito nas Estrelas") e Carol Castro ("Escrito nas Estrelas") estão entre os campeões de pedidos na linha "quero igual ao dela" nos salões brasileiros.

Com mais ou menos exposição dependendo do tempo em que a novela está no ar, há casos, como os visuais de Gabriela Duarte e Mariana Ximenes, que nem ainda estrearam com a novela "Passione" e já são alvo de inspirações. Ambas terão a árdua missão, a partir do próximo dia 17 de maio, de substituir Letícia Spiller no imaginário de beleza das telespectadoras da atual novela das oito. 

A seguir, os cabeleireiros responsáveis pela caracterização destas atrizes nas novelas entregam a receita completa de como construir um cabelo igual ao delas.

  • Montagem - Divulgação/Record e Divulgação/TV Globo

    Gisele Itié, Letícia Spiller e Mariana Ximenes cujos cabelos estão entre os mais pedidos nos salões

Poderosa - Letícia Spiller


O corte - O segredo para tanta leveza, segundo o cabeleireiro Anderson Couto, do salão Majestic’s Hair, no Rio de Janeiro, está nas várias camadas feitas a partir da orelha e o desfiado no comprimento e nas pontas. “O cabelo deve ser repicado sem dó com uma tesoura desfiadeira ou navalha, por isso o corte não é indicado para os fios muito lisos ou finos, que podem ficar murchos”, avisa o especialista. E atenção: o comprimento que é a cara do inverno é o médio, na altura dos ombros.

A cor - Anderson preservou a tonalidade da raiz, que é loiro-médio, e alterou apenas as pontas, clareando-as três tons. “O resultado foi um champanhe, que ficou bem natural, como se os fios tivessem sido queimados pelo sol”, completa.

O penteado - Para conseguir todo aquele movimento nos fios e volume na medida certa, a atriz tem que apelar para a musse no comprimento e nas pontas (espalhe o equivalente a uma bola de tênis) e usar o secador com difusor. “Para aqueles dias em que você quer menos volume e uma produção mais rápida, que dispense o secador, vá de leave-in. Aplique o equivalente a uma moeda de 1 real no comprimento e pontas, sem amassar”, ensina Anderson Couto.


Sexy - Giselle Itié

O corte - Saem o fio reto e a franja estilo cortininha, que marcaram a fase feia da atriz em Bela, a Feia (Record), e entram o repicado longo e a franja até a altura da boca. “A virada da personagem pedia um visual sofisticado, moderno e sexy. Por isso, reparti o cabelo da Giselle ao meio e desfiei os fios erguendo-os em 90º a partir do queixo. Também criei várias camadas para que o comprimento ganhasse leveza e balanço”, explica o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

A cor - Segundo o colorista Juha Antero, do mesmo salão, as tonalidades usadas no cabelo da atriz foram caramelo, camomila e syrup, uma referência ao xarope consumido com panquecas pelos norte-americanos. “Com essas três cores fizemos mechas fininhas, uma tendência da próxima estação, em toda a cabeça. Na sequência, usamos o tonalizante marrom-âmbar-dourado para criar um dégradé e misturar bem as mechas”, conta Juha, que indica essas nuances apenas para as mulheres de pele clara – as morenas devem optar por cores quentes, como o vermelho e o chocolate.

O penteado - Para conseguir o mesmo ondulado sexy e esvoaçante exibido pela atriz, aplique o equivalente a uma bola de tênis de musse e deixe os fios secarem naturalmente. Finalize com um coque no meio da cabeça, que deve ser solto após 10 minutos. “A dica vale para quem tem cabelo liso ou ondulado. Já o crespo pede o equivalente a uma moeda de 1 real de creme termoativado de efeito liso, para ajudar a soltar os cachos, seguido de uma escova rápida”, completa Marco Antônio de Biaggi.


Sofisticada - Gabriela Duarte

O corte - A atriz é outra que aderiu ao comprimento médio e ao repicado em camadas a partir do meio do nariz – a mesma altura que termina a franja. “A diferença é que antes do corte foi feita uma escova de diamante para eliminar o arrepiado, dar brilho extra e reduzir um pouco o volume e a ondulação, o que ainda facilita a secagem no dia a dia”, diz o cabeleireiro Marcos Proença, do salão que leva o seu nome, em São Paulo.

A cor - Para dar o efeito tom sobre tom, os fios foram tonalizados com castanho-claro e ganharam mechas finas e pontas cor de mel.

O penteado - Segundo Marcos Proença, é a escova feita com o secador que vai dar o toque sofisticado e moderno ao look. “O truque é secar as mechas do comprimento cada uma para um lado, ora para dentro ora para fora. Depois, é só bagunçar os fios com as mãos”, ensina. Faça o mesmo na franja: seque os fios para frente, para que a raiz fique bem baixinha, divida-a em duas partes e escove cada uma delas na diagonal, cruzando sobre a testa. Depois chacoalhe e pronto.


Básica - Mariana Ximenes

O corte - Para crescer a jato o cabelo da atriz, a cabeleireira Elza Pontes, do salão que leva seu nome, no Rio de Janeiro, fez um alongamento com fios ondulados. Na sequência, desfiou as pontinhas e fez um repicado em camadas no comprimento. “A parte da frente foi mais picotada a partir do queixo. Assim, a Mariana Ximenes tem ainda a possibilidade de usar como franja, para dar uma mudada no visual”, conta Elza.

A cor - O alongamento foi tingido do mesmo tom do cabelo da atriz, loiro-médio. Em seguida, foram feitas muitas mechas de espessura média e fina em todo o comprimento, a partir de quatro dedos da raiz, e em três variações de dourado.

O penteado - O ondulado suave é construído com o equivalente a meia bola de tênis de musse, que deve ser espalhada no comprimento. Depois, é só amassar as pontas usando uma toalha seca, indo das pontas em direção à raiz. Para um visual mais liso, basta trocar a musse por leave-in. “Quando a Mariana quer ondas mais marcadas, uso um babyliss largo e enrolo uma mecha média de cabelo com o cilindro virado para baixo. Dois segundos são suficientes”, diz Elza.

  • Montagem - Divulgação/TV Globo

    Carol Costra, Gabriela Duarte e Giovanna Ewbank: cortes médios para diferentes tipos de personalidade

Jovial - Giovanna Ewbank

O corte - A personagem Suely vivida por Giovanna Ewbank em Escrito nas Estrelas (Globo) esbanja jovialidade. “O cabelo dela não poderia ser diferente, por isso as pontas foram levemente desfiadas e o comprimento subiu até a altura dos ombros”, conta o cabeleireiro Anderson Couto. A atriz ganhou ainda uma franja lateral, que começa na altura da sobrancelha e termina no canto abaixo do olho, emoldurando o rosto.


A cor - Para deixá-la loiríssima, Anderson espalhou mechas fininhas por toda a cabeça nos tons loiro-dourado e loiro-cinza. “A vantagem de intercalar as cores é que o resultado não fica amarelão”, explica o especialista, que só indica essas tonalidades para quem tem cabelo natural na cor loiro-escuro ou acima.

O penteado - Por trás dos fios lisos e brilhantes há creme protetor térmico (o equivalente a uma moeda de 1 real), escova e muita chapinha. “É importante também fazer reconstrução capilar uma vez por semana no salão para repor os nutrientes perdidos na descoloração”, avisa Anderson Couto.


Despojada - Carol Castro

O corte  - Quem assina o visual da atriz é o cabeleireiro Tiago Parente, do salão Fashion Clinic, no Rio de Janeiro. “Primeiro, colocamos um alongamento com fios ondulados e, depois, cortamos na altura dos ombros, mantendo a base reta e repicando as pontas da frente e das laterais”, diz o expert, que só indica a solução para quem tem cabelo fino como Carol. “Caso contrário, ele vai ficar muito armado”, avisa. O toque final é a franja desfiada com navalha na altura dos olhos e que também pode ser usada de lado.

A cor  - A tintura chocolate foi aplicada em todo o cabelo, enquanto a mel misturada com champanhe somente da metade do comprimento para as pontas. “Essa técnica de dégradé é perfeita para quem não tem tempo de ir ao salão todo mês para fazer retoques”, afirma o cabeleireiro.

O penteado - Para se arrumar, a atriz só precisa aplicar no cabelo úmido o equivalente a uma moeda de 1 real de creme ativador de cachos e amassar as pontas em direção à raiz. Quando não dá para esperar os fios secarem ao natural, Carol apela o secador com difusor.