Topo

Exposição em SP apresenta modelo alemão de casa ecoeficiente

Diversas tecnologias de economia de energia foram empregadas na casa, como o sistema solar térmico, o de refrigeração compacta e a armazenagem de energia elétrica em baterias - Divulgação
Diversas tecnologias de economia de energia foram empregadas na casa, como o sistema solar térmico, o de refrigeração compacta e a armazenagem de energia elétrica em baterias Imagem: Divulgação

DULCE ROSELL

Da Redação

16/04/2010 07h00

A cidade de São Paulo abriga até o dia 28 de abril de 2010 a exposição "Casa Alemã - a Casa Ecoeficiente" no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Promovida em parceria com o Ministério dos Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha e a Câmara Brasil-Alemanha, o evento apresenta uma casa que combina soluções construtivas e técnicas que permitem o uso eficiente de energia e o seu consumo de forma econômica.

Uma das tecnologias empregadas na casa que chama a atenção é a instalação de painéis fotovoltaicos no telhado. Segundo os desenvolvedores do projeto, além de gerar energia, os painéis também servem como protetores solares.

O projeto é um protótipo de residência energeticamente eficiente criado por engenheiros da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha. No ano passado, o U.S. Department of Energy Solar Decathlon, um concurso que premia casas sustentáveis, deu o prêmio máximo à Casa Alemã.

A exposição da casa vai percorrer ainda 13 países da América Latina e, em São Paulo,  ela acontece paralelamente à "Tenda da Inovação", um espaço que sediará seminários e palestras sobre eficiência energética.

Serviço
Exposição "Casa Alemã - A Casa Ecoeficiente" e "Tenda da Inovação"
Local: Parque do Ibirapuera – av. Pedro Álvares Cabral s/n, São Paulo/SP (entrada pelos portões 10 e 3, em frente ao Planetário)
Data: Até 28 de abril de 2010
Horário: 3ª a 6ª, das 11h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Preço: Entrada gratuita
Informações: www.ahk.org.br