Topo

Veja como escolher e saiba quais os modelos de jeans que estão em alta no outono/inverno 2010

05/04/2010 08h00

Desde 1860, quando Levi Strauss fez sua 501 especialmente para os mineradores do meio oeste americano, já foram fabricadas mais de três bilhões de calças jeans no mundo todo. O sucesso se deve ao aspecto democrático da peça, que pode ser usada em qualquer idade e combina com praticamente quase tudo.

Constante no universo da moda, o jeans é um dos tecidos mais consumidos no Brasil, e, na temporada outono/inverno 2010, volta com força em camisas e jaquetas que, quando usadas no look total jeans,  devem ser escolhidas em tons próximos ao da calça.

Calças jeans em vários tons e modelagens estão em alta para o inverno

FOTOS: VEJA MAIS DICAS E JEANS NO ALBUM DE IMAGENS

Mercado nacional

O Brasil é o segundo maior fabricante de jeans e o segundo maior consumidor do mundo nesta fatia do mercado, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os 20 maiores produtores de tecido jeans brasileiro fabricam cerca de 300 milhões de metros por ano, sendo exportados 51,4 milhões de metros, movimentando um mercado de cerca de R$ 8,2 bilhões por ano, segundo dados da IEMI /ABIT.

Um dos setores que apresenta crescimento no setor são as lavanderias responsáveis pelo beneficiamento e lavagens especiais dos jeans. O Brasil possui, aproximadamente, 6,2 mil lavanderias, das quais 5,3 mil são domésticas e 900, industriais. Mais da metade do setor concentra-se no Estado de São Paulo: são 3,7 mil lavanderias instaladas, das quais 3 mil são domésticas e 700 industriais, de acordo com a Sindlav, Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região.

O resultado desta quantidade de lavanderias, principalmente as industriais, é uma variedade impressionante de jeans de todos os jeitos: manchados, com efeito puído, rasgados, lixados, claros, escuros, brutos. Mas quais os tipos e modelos que estão em alta no outono/inverno 2010? 

Veja abaixo como escolher e usar o material:

1. Depois do reinado absoluto das skinny para jovens, que veio da influência de bandas de rocks como The Strokes, Libertines e White Stripe, a calça jeans masculina retoma a silhueta slim fit, rente ao corpo, mas não tão justa como o modelo anterior.

2. As calças de gancho mais baixo e modelagem mais ampla, que garantiram seu sucesso em outros tecidos, ganham versão em jeans, retomando de outra forma a modelagem dos skatistas da década de 80.

3. Os jeans clássicos five pockets (cinco bolsos) com corte reto e sem muita lavagem ou efeitos, são ideais para usar no trabalho ou para homens mais tradicionais.

4. Black jeans aparece na cor preta e é uma opção em alta para usar tanto no trabalho, quanto nas atividades de lazer.

5. As lavagens apresentam efeito de jeans usado com bigodes bem marcados, valorizando a memória dos movimentos em áreas estratégicas. Também voltam as calças com partes mais claras simulando desgate em determinados lugares como coxas e joelhos.

6. O efeito destroyed com partes puídas e rasgos com ou sem forro, além de manchas, retomam o espírito levemente punk e militar, tendências em alta no Outono-Inverno.

7. Calça jeans com efeitos como respingos de tintas ou lavagens em tons terrosos, são opções para usar em ocasiões bem informais.

Para não errar: Calças jeans em tons escuros sem muitos efeitos de lavagens são ideais para usar em ambientes de trabalho casuais. Quanto mais estonadas, puídas, rasgadas, mais jovens e informais elas se tornam.

Aposte: Não são só as calças que estão na moda, as tradicionais jaquetas e camisas jeans, que andavam meio esquecidas, fazem seu retorno e serão peças importantes no guarda-roupa desta estação.

Colaborou nesta coluna Paula Baraldi