Topo

Fabia Bercsek fecha loja e foca carreira em ilustração, pintura e arte

Colaboração para o UOL

09/02/2010 18h51

Considerada um dos talentos da moda jovem brasileira, a estilista Fabia Bercsek anunciou, nesta semana, que não desfilará mais coleções na semana de moda e que encerrará as atividades de sua recém-inaugurada loja na rua Bela Cintra, no bairro dos Jardins em São Paulo.

 

Em entrevista ao UOL Estilo, Fabia comentou a decisão, falou de sua inclinação artística e da relação entre moda e arte.

  • Divulgação

    A estilista Fabia Bercsek ao fim de seu desfile para o Verão 2010, no SPFW

A estilista, que tem um elogiado trabalho também como ilustradora, desenvolverá uma nova forma de efetuar negócios. “Nunca vou abandonar a moda, estou apenas buscando um posicionamento novo e pioneiro”, disse Fabia. O foco de sua carreira estará, agora, na ilustração, pintura e arte no geral.

 

Para ela, a moda é considerada, sim, uma arte. Quando está nas passarelas, em editoriais, cinema e teatro, por exemplo. Além disso, vestir a moda com criatividade e explorar a sua personalidade com as roupas também são expressões artísticas, segundo ela. E Fabia sabe trabalhar este lado da artístico da moda, que esteve presente nas texturas de suas peças, assim como na silhueta, na combinação de cores e na estamparia, um dos fortes da marca.

 

Fabia acredita não se encaixar no atual sistema da moda, este que dá um forte peso à loja e às vendas de grandes volumes. Ainda assim, ela pensa que o “fast fashion” não influencia diretamente o trabalho ou a sobrevivência de jovens estilistas no ramo. “O estilista tem que saber conversar com o seu tempo e espaço, e fazer o seu melhor”, disse ela.

 

Com os novos rumos dados à sua carreira, Fabia Bercsek promoverá uma liquidação até 15 de março, com as peças do Verão 2010. A loja venderá também peças de acervo, coleções passadas, acessórios e ilustrações com descontos de até 80%. (JULIA GUGLIELMETTI)

 

Fabia Bercsek
Rua Rua Bela Cintra, 1677, Jardins, São Paulo
Tel.: 11 3083-5259