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Internet é tema do SPFW, que deve ter interação com Fashion Rio em 2011

CAROLINA VASONE

Editora de UOL Estilo

15/01/2010 14h20

Diretor criativo do São Paulo Fashion Week, do Fashion Rio e o Rio Summer (o evento de Alto Verão criado por Nizan Guanaes), Paulo Borges é "o homem" quando o assunto é semana de moda. Convidado do bate-papo do UOL na noite da última quinta (14), o poderoso fomentador de fashion weeks comentou o tema da temporada paulistana, que começa no próximo domingo (17): a internet. Também falou sobre a diferença entre Fashion Rio e SPFW, a nova configuração do Fashion Rio e um desejo para 2011: a interação entre as fashion weeks paulista e carioca.

 

 

"Estamos trabalhando para que, a partir de 2011, o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio fiquem quase que juntos em data [que um comece imediatamente depois do outro]. Nos seis dias do miolo, pegando três dias de uma temporada e três de outra, colocaremos marcas que trabalham mercado internacional. Assim, trazemos os jornalistas de fora para cobrir exatamente este meio", disse Borges.

 

Na prática, é provável que o "filé mignon" dos desfiles se concentrem nestes dias. Embora não seja regra que grifes que também vendem no mercado internacional sejam melhores que as focadas no nacional, é verdade que, para seduzir os compradores de fora é necessário apresentar algo diferente do que eles já têm. Para bom entendedor, já bastou, não?

 

Para 2010, Paulo Borges salientou o tema da estação entre as novidades. Desta vez o evento chamará a atenção e incitará a discussão sobre o reflexo da internet no mundo contemporâneo. Na cenografia, uma grande árvore de signos, com imagens conhecidas do público (o sinal de "PARE", o de proibido fumar são exemplos) convidará os fashionistas a elaborarem suas próprias interpretações.

 

Sobre o Fashion Rio, o diretor criativo comentou a necessidade de organização estrutural do evento carioca e da possibilidade de todas as marcas de moda praia migrarem para o Rio em pouco tempo (talvez já em 2011). Outra possível mudança é a do evento carioca se tornar mais voltado para a moda masculina. Isso, porém, deve acontecer a longo prazo e é menos certo.

 

Acompanhe a cobertura do São Paulo Fashion Week no UOL Estilo Moda a partir deste domingo (17), quando começa a temporada com o desfile da Cavalera na Galeria do Rock.