Topo

Escritório de arquitetura reúne 30 anos de trabalho em exposição

Da Redação

07/01/2010 07h11

O escritório Brasil Arquitetura, fundado em 1979 por Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, formados pela FAU-USP, realiza a exposição “A Tradição do Novo” no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, até o próximo dia 17.

  • O Museu do Pão, em Ilópolis (RS), um dos projetos do escritório Brasil Arquitetura


A mostra traz fotografias, plantas e maquetes de projetos executados, e alguns não-executados, ao longo dos últimos 30 anos, além de peças de mobiliário que evidenciam a principal característica do escritório, a de trabalhar a complexidade de contextos históricos em diálogo com a contemporaneidade.

O Brasil Arquitetura realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro, e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público/institucional, no Brasil e no exterior. Em 1986, os arquitetos criaram também a Marcenaria Baraúna, destinada a executar mobiliário e objetos em madeira.

A exposição está organizada em três blocos temáticos interrelacionados: o primeiro apresenta projetos marcantes na trajetória do escritório, abordando a convivência e a integração de bases culturais e históricas com questões próprias à arquitetura contemporânea, muitas vezes explorando o uso da cor; na mesma linha, o segundo bloco é composto por projetos recentes, que explicitam o processo de trabalho do escritório com contextos, referências e métodos de desenvolvimento; um terceiro núcleo é dedicado a móveis desenhados por Fanucci e Ferraz, nos quais se evidencia a linha conceitual de seu design, baseada na conjugação de técnicas e conceitos ergonômicos atuais com o saber da tradição artesanal. A exposição traz, ainda, uma seleção de fotografias que registram construções da região da Serra da Mantiqueira, um dos tipos de arquitetura característicos do local com a qual os projetos do escritório dialogam em diversos níveis.

SERVIÇO
Exposição “A Tradição do Novo” – Brasil Arquitetura
Visitação: Até 17 de janeiro de 2010
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada: Gratuita
Local: Centro Universitário Maria Antônia - USP
Endereço: Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo (SP)
Informações e visitas monitoradas: (11) 3255 7182 ramal 46 www.usp.br/mariantonia