Topo

Dez dicas para usar camisetas e 50 modelos selecionados

05/11/2009 18h19

A camiseta é um dos itens mais democráticos do guarda-roupa, que não faz distinção de idade, credo ou posição social. Hora H desta semana conta um pouco sobre sua história, 10 dicas para tirar o maior proveito desta peça que tem mais de 200 anos e indica os modelos mais quentes para usar no verão.

De acordo com Regina Castellani em "Moda Ilustrada de A a Z", o primeiro modelo de camiseta de que se tem notícia é a regata, com decote U e sem mangas, usada originalmente para competição de barcos de pequeno porte. Depois, foi adotada como roupa íntima, no século 19, pelos homens. Já a camiseta com mangas, batizada em inglês de "t-shirts", por causa do seu formato em "T", começou a ser empregada na Primeira Guerra Mundial, embaixo dos uniformes militares.


 

Divulgação

 

VEJA OPÇÕES DE CAMISETAS PARA O VERÃO

No Brasil, a camiseta já foi considerada "coisa de português", já que era utilizada por imigrantes lusitanos que, por causa do calor, trocavam suas roupas pesadas por essa peça de malha, mais fresca.

Todavia, para a camiseta colocar literalmente suas mangas de fora, precisou de uma ajuda extra do cinema. Marlon Brando em "Um Bonde Chamado Desejo" (1951) apareceu com uma camiseta branca justa. Quatro anos mais tarde, foi a vez de James Dean fazer da camiseta um símbolo da "Juventude Transviada", no filme de mesmo nome. Depois disso, a camiseta não foi considerada mais apenas como uma peça íntima.

Até a década de 70, ela foi uma peça exclusivamente masculina, e somente com o movimento hippie ela virou unissex. A grande herança deste período foi a descoberta da indústria da moda sobre um potencial consumidor: o jovem.

De lá para cá, a camiseta já ganhou tantos significados, frases, estampas, desenhos, símbolos, e passou a servir não só como roupa, mas também como plataforma de diferentes manifestações de cunho artístico, político e social.

Seu apelo é tão grande, que nem a crise econômica conseguiu abalar seu prestígio. A produção brasileira de camisetas em 2008 foi de 728 milhões de peças, equivalente a R$ 2,1 bilhões, segundo o estudo realizado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial.

Do total de camisetas de malha produzidas por ano, 65% são de mangas curtas, 20% sem manga e 15% de manga longa. Metade da produção é composta de modelos de gola careca, 15% de gola tipo polo e 10% são regatas. Os 25% restantes são de pequenas variações destes modelos.

O público masculino é o consumidor majoritário de camisetas, e responde por quase 70% do mercado. As classes A e B respondem por 35% das vendas, a classe C por 40%, sendo o restante dividido entre as classes D e E. O consumo por faixa etária revela um público predominante de jovens: 25% dos consumidores são crianças até 10 anos, 45% são jovens dos 11 aos 24 anos, 20% de 25 a 34 anos e 10% acima de 35 anos.

Veja abaixo 10 dicas sobre seu uso:

1. Mesmo se seu ambiente de trabalho permite o uso de camisetas, evite as muito coloridas, com frases engraçadas ou do seu time preferido;

2. Se estiver fora de forma, esqueça os modelos muito justos, muito estampados ou com listras horizontais;

3. Listras horizontais são ótimas para homens magros e altos;

4. Homens de estatura baixa podem usar camisetas no mesmo tom da calça para alongar a silhueta;

5. Nos finais de semana ou ocasiões informais, como cinema, balada, bar, aproveite para usar cores e estampas para sair da mesmice do azul marinho, cinza, preto;

6. Em situações informais, camisetas podem acompanhar jeans e blazer;

7. Em dias muito quentes, a camiseta usada por baixo de camisa ajuda a reter a transpiração;

8. Um bom modo de guardar as camisetas, na mala ou no armário, é enroladas em vez de dobradas;

9. Evite lavar camisetas na máquina, torcê-las e pendurar diretamente ao sol; lavagem à mão e secagem à sombra aumentam consideravelmente a vida das camisetas;

10. Evite usar a mesma camiseta para praticar esporte e para sair. Dê preferência as de tecidos tecnológicos para atividades esportivas, e de fibras naturais para o dia-a-dia.

Agora, veja na galeria de imagens quais os modelos de camisetas que estão na moda. Para o verão, não importa se a gola é careca ou V, estão em alta as listras, estampas com elementos geométricos, um certo ar desgastado, o aspecto vintage e elementos que remetem a natureza.

Colaborou para esta coluna Paula Baraldi