Topo

Casa de Criadores divulga lineup e novidades para a próxima edição com passeata e palestras

Da Redação

27/10/2009 13h56

A Casa de Criadores, evento voltado para os novos estilistas brasileiros, divulgou em coletiva nesta terça-feira (27) o lineup e novidades de sua 26ª edição, que será realizada entre 22 e 27 de novembro, em São Paulo.

  • Marcelo Soubhia/UOL

    Desfile do estilista Walério Araújo, que encerrou a última edição da Casa de Criadores e é um dos destaques da programação para o Inverno 2010/11


Para o Inverno 2010/11, o calendário de desfiles foi ampliado para incluir um "fashion mob" (manifestação em formato de flash mob), palestras e debates. Além das apresentações no Shopping Frei Caneca, sede do evento, a marca Gêmeas e o estilista Walério Araújo mostrarão suas novas coleções no Parque da Luz e Museu da Língua Portuguesa, respectivamente.

O Fashion Mob abrirá a programação com uma passeata-manifesto, no dia 22, que terá concentração no Largo do Arouche e será aberta a todos os interessados em mostrar seu trabalho. "A ideia é chamar os amigos e colocar todos vestidos com as suas criações para desfilar como um bloco. Vamos entrar em contato com sindicatos de costureiras, maquiadores, agências de modelos e organizações como a Abit para convidá-los a participar", disse André Hidalgo, diretor do evento. A manifestação será dividida em três categorias: artística, política e de moda, que serão julgadas por uma comissão. A coleção mais votada na categoria Moda será convidada a desfilar durante o lineup da próxima edição da Casa de Criadores, em maio. Não é necessário inscrição para participar.

A passeata irá se encerrar no Parque da Luz, onde acontecerá o desfile das Gêmeas - também aberto ao público - e para onde foi transferido o Festival de Música Casa de Criadores, que até a última edição era realizado no lounge montado no espaço de eventos do Shopping Frei Caneca. As bandas interessadas em tocar no festival podem se inscrever pela internet. A produção do evento oferecerá às selecionadas transporte (para bandas de fora de São Paulo) e um cachê simbólico.

As palestras e debates serão gratuitos e ministrados no auditório da Pinacoteca - o ingresso na instituição, no entanto, será cobrado (R$6 e R$3). A agenda inclui palestras sobre macro tendências de consumo e material reciclado e debates sobre crítica de moda, voltados para o público universitário. Os convidados ainda não foram definidos pela organização e os detalhes para inscrição ainda serão divulgados.

A programação de desfiles contará novamente com a premiação Ponto Zero, que leva criações de estudantes de moda à passarela, o Projeto LAB, de novíssimos estilistas, e o lineup regular, com marcas como Der Metropol, João Pimenta, Milena Hamani, No Hay Banda e Rober Dognani. A estreia da temporada ficará a cargo do estilista mineiro Ronaldo Silvestre, que já participou do Rio Moda Hype e Dragão Fashion, de Fortaleza.

O encerramento da Casa de Criadores acontecerá na festa Alelux, no Clube Gloria, no dia 27, com performance da transexual norte-americana Amanda Lepore, que também assistirá aos desfiles do último dia de evento da primeira fila.


27ª CASA DE CRIADORES

Dia 22 de novembro, domingo:
13h às 14h30 Fashion Mob (concentração no Largo do Arouche)
17h Desfile: Gêmeas (Parque da Luz)
18h Festival de Música Casa de Criadores (Parque da Luz)

Dia 23 de novembro, segunda-feira:
21h Desfile: Walério Araújo (Museu da Língua Portuguesa)

Dia 24 de novembro, terça-feira:
14h30 Palestra: "Macro Tendências de Consumo" (Pinacoteca)
16h Debate: "Crítica da Crítica" (Pinacoteca)
21h Performance: oNONO (Cartel)

Dia 25 de novembro, quarta-feira:
14h30 Palestra: "Em Carta: Comédia da Moda Privada" (Pinacoteca)
16h Debate: "Caos por M2" (Pinacoteca)
21h Desfiles: João Pimenta, Milena Hamani, Ronaldo Silvestre, No Hay Banda, R. Rosner e Urussaí (Shopping Frei Caneca)

Dia 26 de novembro, quinta-feira:
14h30 Palestra: "Crise: Material Reciclado" (Pinacoteca)
16h Debate: "Do Casebre ao Casarão" (Pinacoteca)
21h Desfiles: Projeto LAB [Karin Feller, Danilo Costa, Projeto Box, Jadson Ranieri e Arnaldo Ventura], Ianire Soraluze, Der Metropol, Marcelu Ferraz, Tony Jr. e Rober Dognani (Shopping Frei Caneca)

Dia 27 de novembro, sexta-feira:
21h Desfiles: Ponto Zero [Leandro Gabionette, Ana Paula Becker, Bruno Campos, Alice Sinzato e Helena Kussik, Cynthia Hayashi, Cristiane Soares, Ana Beatriz Leme e Claudia Yasumura], Geraldo Couto, André Phergom, Diva, Prints I Like, Purpure e Gustavo Silvestre