Topo

Truques de maquiagem e cuidados com a pele ajudam a disfarçar uma noite mal dormida

MANUELA BIZ<BR>Colaboração para o UOL

15/10/2009 08h00

Preste atenção nas entrevistas sobre beleza feita com alguma celebridade. A maioria absoluta vai apontar uma regra básica para manter a pele e o cabelo deslumbrantes: dormir bem. Apesar importantes, as oito horas do famoso sono de beleza podem ser uma realidade distante.

  • Alexandre Schneider/UOL

    Maquiagem leve e iluminada ajuda a disfarçar os efeitos da falta de sono


O período insuficiente de repouso significa, na maioria das vezes, mau humor, dificuldades de concentração e uma aparência nada encantadora. Se este último é o seu problema, saiba que existem meios de disfarçar uma noite mal dormida escolhendo corretamente os produtos para tratar a pele, conhecendo bons truques de maquiagem e tomando um bom café da manhã. Aproveite este guia elaborado por especialistas na próxima vez em que o trabalho ou o happy hour se estenderem mais do que o planejado.

Despertar o corpo
Para começar bem o dia, nada como um bom banho... gelado! Apesar de não ser encorajadora, a baixa temperatura da água tem uma função importante, ela ativa a circulação sanguínea despertando o corpo cansando.

Estimule ainda mais os seus sentidos escolhendo produtos de banho com a fragrância ideal. Segundo a jornalista e autora do Guia de Perfumes, Renata Ashcar, os melhores aromas para energizar o corpo são os cítricos. Escolha seu sabonete e hidratante procurando por essências como bergamota, laranja, limão, mandarina, grapefruit e flor de laranjeira. Lavanda, alecrim e menta também são indicados pela especialista.

Questão de pele
Pele opaca é um sinal visível de cansaço. A renovação celular acontece naturalmente enquanto você dorme e, quando o repouso é insuficiente, este processo fica comprometido. Para a dermatologista Adriana Vilarinho, a melhor solução é esfoliar o rosto levemente pela manhã. O atrito remove as células mortas deixando a pele mais macia e com uma aparência viçosa.

Um produto do qual não se deve abrir mão após a limpeza é o hidratante. Ressecamentos acentuam linhas finas e olheiras, destacando ainda mais o cansaço. Em caso de linhas finas e rugas aparentes, vale apostar em produtos de lifting imediato, explica a expert. Estes cosméticos estimulam a firmeza da pele e suavizam a expressão cansada.

Por fim, não se esqueça de esconder as olheiras. O mercado conta com várias fórmulas que melhoram a circulação e por isso desincham e clareiam a região abaixo dos olhos. Segundo a médica, os ativos mais eficientes são aloe vera, arnica, hammamélis, tília, vitamina C e E. Mas quem não tem um desses à mão, pode sim apelar para as tradicionais compressas de chá de camomila. O método funciona pois a erva é um eficiente vaso constritor.

De dentro para fora
Refeição mais importante do dia, o café da manhã deve ser sempre balanceado, explica a nutricionista e personal diet da Fita Métrica Consultoria, Cinara da Silva Carvalho. Não deixe de lado produtos compostos por cereais integrais como pães e biscoitos, que são fonte de energia e ajudam a espantar o cansaço.

Se no happy hour você não resistiu a um drink, inclua frutas e mel neste cardápio. A frutose, açúcar presente nestes alimentos, acelera a queima das moléculas de álcool pelo organismo, explica a especialista. Ela também alerta para a necessidade de reposição de vitaminas do complexo B, que são eliminadas pelo corpo quando há ingestão de bebidas alcoólicas. Para isso, seu desjejum deve contar com queijos, ovos e outras proteínas. Ingerir água com frequência durante o dia também ajuda na eliminação do álcool retido no organismo.

Quem é vítima do inchaço e acorda com o rosto amarrotado pode apostar na melancia e no chá de capim cidreira, aponta a nutricionista. A fruta contém licopeno, vitaminas, é antioxidante e, o melhor de tudo, é diurética, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos. Já o capim cidreira melhora a digestão e reduz o inchaço.

Toque final
Não perca tempo pensando no que fazer com seu cabelo. A melhor solução, segundo Denylson Azevedo, do Salão Vila Beauté, é um rabo de cavalo alto. O preso passa a impressão de um lifting, ao contrário, fios no rosto acentuam o cansaço. Finalizar com um gel molhado garante frescor ao look.

Na hora da maquiagem, o maior erro é exagerar na dose, alerta o maquiador. A base, por exemplo, usada em excesso pode esconder o brilho natural da pele deixando-a pesada. Escolha uma de textura fluida, que não vai acumular nas linhas de expressão, ressaltando-as. O mercado já conta com várias opções com partículas de brilho, que rebatem a luz disfarçando imperfeições.

O corretivo é o modo mais rápido de esconder olheira. O truque é usar produtos com tons rosados, que vão neutralizar as olheiras de base roxa ou esverdeada. Para disfarçar a palidez, Denyslon indica um blush coral, levemente aplicado sobre as maçãs em direção às laterais do rosto. A cor suave cria um corado saudável e natural.

Se ainda sobraram alguns minutos, aproveite para melhorar ainda mais seu visual. Use um iluminador em pó no canto interno ajuda a abrir o olhar. Aplique com um pincel, sempre descendo um pouco em relação ao limite do olho. O iluminador também pode ser usado ente as sobrancelhas e a maça do rosto, imitando o formato de um V. Estes pontos de luz deixam garantem viço. Para levantar a expressão, como em um lifting, contorne a parte inferior e externa das sobrancelhas com uma sombra clara, ensina Denylson.

Para finalizar, aposte no curvex e em muitas camadas de máscara para cílios, em cima e baixo. Use um lápis branco na parte inferior e interna dos olhos. Este trio é imbatível na hora sumir com qualquer vestígio de uma noite mal dormida.