Topo

Estilistas e marcas de moda investem em linhas de produtos para casa

CHRIS CAMPOS<BR>Colaboração para o UOL

13/10/2009 07h00

Moda e decoração nunca andaram tão juntas. Estilistas aqui e fora do Brasil colocam suas assinaturas em peças decorativas que vão de tapetes a canecas de chá. Lojas tradicionalmente conhecidas pelas roupas também vão inserindo, aos poucos, a decoração entre uma arara e outra de vestidos.
  • Divulgação

    Tapetes com estampas de tacos de madeira da linha de Alexandre Herchcovitch para a Micasa



Em território nacional, o campeão de casamentos entre moda e decoração é o estilista Alexandre Herchcovitch, que acaba de assinar uma linha de móveis e tapetes para a Micasa. As peças são inspiradas em taquinhos de madeira e vendidas como jóias decorativas na loja. Uma mesa de jantar assinada pelo estilista pode custar até R$ 25 mil. Além dessa parceria recente, Herchcovitch também cria peças mais acessíveis para as redes Zêlo, de enxovais, e também coloca sua marca em algumas das louças vendidas na Tok & Stok.

Seguindo o que já parece ser uma tendência, a estilista Adriana Barra também lança seu olhar para o universo da decoração. Em sua nova loja, inaugurada há pouco mais de um mês no bairro dos Jardins, em São Paulo, é possível conferir algumas das criações da estilista: cadeiras, almofadas, pastilhas cerâmicas e mesinhas entre as muitas ofertas. Algumas das peças são comercializadas no próprio endereço, entre as criações de moda da estilista, famosa pelos longos vestidos floridos. As demais estão ali apenas como peças de mostruário, como em um showroom, e são comercializadas com exclusividade pela Micasa.

A grife de moda Le Lis Blanc também mantém uma cobiçada linha de louças e acessórios para uso doméstico. São os produtos da Le Lis Blanc Casa, com pegada chique, para moças de fino trato. Bowls e pratos de alpaca, suportes para velas perfumadas, louças orientais e almofadas entram no cardápio de atrações da loja. Na Versace também é possível garimpar peças decorativas que seguem a linha haute couture da grife. O mix moda e decoração também pode ser conferido na Villa Daslu. Com olhos de lince, é possível garimpar, entre um jogo de porcelana Vista Alegre e um vaso de cristal Baccarat, peças de decoração e louças a preços bacanas.

Fora do Brasil, essa moda de misturar roupas e decoração ganha cada vez mais força. Grifes como Diesel, Moschino, Missoni, Kenzo e Ralph Lauren têm despejado novidades cada vez mais cobiçadas no mercado decorativo. Até a Armani se rendeu e a assinatura da grife pode ser conferida até em projetos de cozinha.

No álbum de fotos você confere alguns exemplos dessa mistura boa de decoração com moda.

Chris Campos é jornalista e editora do site Casa da Chris