Topo

Design e natureza escandinava são inspiração para Totem

FERNANDA SCHIMIDT<br>Enviada especial ao Rio

10/06/2009 19h24

A Escandinávia é o mote do próximo verão da Totem, desfilado nesta quarta-feira (10), no Fashion Rio.

  • Alexandre Schneider/UOL

    O verão interminável dos países nórdicos foi o tema da coleção

"Lá, no verão, o sol fica 70 dias sem se pôr. Pensamos nisso como o verão perfeito", disse Gilda Fernandes, coordenadora de estilo da marca.

Olhando para a natureza e o design da região, a Totem criou sua coleçao que investiu nas estampas, nervuras e recortes. Árvores e poltronas foram transferidas para tecidos, como o vestido longo com fendas laterais e estampa de perfil de uma poltrona - com desenho criado a partir de peça do designer Arne Jacobsen, desfilado por Aline Weber - ou as folhas criadas por nervuras no tecido, em diveros looks, de camisetas a vestidos e calças jeans. O delinear de alças de poltrona viraram costas em estilo nadador usado com biquíni.

As peças femininas vieram com a cintura marcada e predominantemente alta, tanto em saias e calças quanto em vestido, por meio de faixas e tecidos amarrados. Já os looks masculinos variam do oversize em camisetas e bermudas, ao short seco e curto, inspirado no tenista sueco Björn Rune Borg, em look desfilado pelo top Alex Schutz, com camisa branca.

A cartela de cores se inspirou na natureza, com verdes, azuis, vermelhos, crus e amarelos. Acessórios como os chinelos e sandálias com listras marinho/branco e vermelho/branco buscaram a inspiração navy, que remete ao mar da Escandinávia, no styling criado pela dupla Carô Gold e Pity Taliani, da Amapô.