PUBLICIDADE

Topo

Moda

Simone Nunes revisita anos 80 de maneira pessoal, contemporânea e feminina

Com ar de anos 80, bolero de ombros retangulares une-se à saia de cintura alta com franjas douradas - Alexandre Schneider/UOL
Com ar de anos 80, bolero de ombros retangulares une-se à saia de cintura alta com franjas douradas
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>Editora de UOL Estilo

17/06/2007 20h43

As luzes se apagaram e, na boca de cena, inteira branca, uma espécie de brinquedão gigante começou a piscar luzes coloridas, entre amarela, verde e vermelha, fazendo o mesmo barulho do jogo Genius. Quem foi criança nos anos 80, como Simone Nunes, deve ter resgatado essa lembrança de infância, uma das muitas que a estilista usou para criar sua coleção para o Verão 2008.



O tangran - espécie de quebra-cabeças chinês - também está entre a lista de inspirações de brinquedos de quando Simone Nunes ainda respondia aos adultos o que queria ser quando crescer. Mas, mais do que os brinquedos, Simone, já adolescente, deve ter usado as ombreiras, as calças clochard e se divertido com o estilo dos anos 80, de onde tirou elementos e os reinventou de maneira esperta e contemporânea em sua coleção, que não perde o toque de alfaiataria e investe forte na geometria das roupas.



A calça clochard perdeu o efeito "ovo de páscoa", e ficou uma cintura alta levemente mais folgadinha em cima, com o cinto marrom mais fino, de couro, enfeitando os modelos num tom entre o creme e o gelo (chamado de "gesso" pela estilista) tanto da calça quando da bermuda, nem solta nem justa. A ombreira conseguiu se encaixar não para dar aparência de ombros largos, mas para desenhar geometria no paletó usado com shortinho ou no bolero, este de ombros bem retangulares. E por falar em ombros, os vestidos de um ombro só apareceram divertidos, como se a outra manga tivesse tido realmente recortada da peça, que do outro lado mostrava ora uma manguinha bufante, ora uma manga curta e solta.



Os vestidinhos curtos, ajustados, às vezes blusê, deram o tom do desfile e apareceram em combinações como o laranja e o fúcsia, o cereja com o ferrugem, o pink com o laranja, intercalados ou combinados com a base clara, em gesso da coleção jovem, charmosa, que ainda contou com shortinhos curtos com abertura de shorts esportivo, cintura alta, macaquinhos e o macacão com botão quadrado de resina e franjas douradas em metal enfeitando os vestidos da parte final da apresentação.

Moda