Topo

Exposição "Bordados da Caatinga" mostra o trabalho das artesãs do Piauí

Bordados são ensinados às meninas nas escolas - Tuca Vieira/Folha Imagem
Bordados são ensinados às meninas nas escolas
Imagem: Tuca Vieira/Folha Imagem

Da redação

12/03/2007 20h04

São Paulo recebe este mês as Mulheres Bordadeiras do Piauí, artesãs que, é preciso ressaltar, estão "de passagem" para mostrar sua arte: elas apresentam a exposição "Bordados da Caatinga", de 10 de março a 8 de abril, no SESC Pinheiros.

O destaque dado à "passagem" deve-se ao intuito original do grupo: fixar o homem na sua terra para que não seja obrigado a migrar no período da seca. Foi com esse princípio que surgiu o "Bordados da Caatinga", hoje uma marca da ONG Fundação Ruralista.

Situada no município de Dom Inocêncio, sudeste do Piauí, a instituição é responsável pelo ensino de bordados às meninas nas escolas, atividade que auxilia na geração de renda nos períodos de estiagem. Mas, mais que um meio de sobrevivência, o bordado, com seu alto grau de qualidade, acabou ultrapassando as fronteiras do estado e, ainda, do Brasil, sendo exposto na França e Estados Unidos.

Novamente em São Paulo (a exposição já passou pelo MASP), "Bordados da Caatinga" traz agora outros atrativos, entre eles oficinas, palestras e exibições de vídeo. Os filmes transmitidos, não por acaso, tratam da história de mulheres que, mesmo diante de adversidades, se destacam na sociedade.

EXPOSIÇÃO BORDADOS DA CAATINGA - MULHERES BORDADEIRAS DO PIAUÍ
De 10 de março a 8 de abril, às terças e sextas das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30
SESC Pinheiros - Rua Paes Leme, 195, Pinheiros - São Paulo
Telefone: (11) 3095-9425