Topo

Ronaldo Fraga homenageia Guimarães Rosa em coleção graciosa e poética

Ronaldo Fraga faz homenagem aos 50 anos do livro Grande Sertão: Veredas - Alexandre Schneider/UOL
Ronaldo Fraga faz homenagem aos 50 anos do livro Grande Sertão: Veredas
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>UOL Estilo

16/07/2006 20h44

Ronaldo Fraga normalmente consegue este feito de emocionar e ao mesmo tempo brincar em seus desfiles e em suas coleções. E foi o que fez ao homenagear Guimarães Rosa por meio de roupas, criadas para o próximo verão.



"Viver é um negócio perigoso", anunciou a voz em off, sobre o fundo musical, dando início ao desfile com a frase que se repete em diversas versões ao longo do livro "Grande Sertão - Veredas", de Guimarães Rosa. É, viver é perigoso mesmo, mas pode (e deve) incluir poesia, leveza e bom humor, acredita Ronaldo Fraga, ao mostrar sua coleção.



Assim, borda e estampa os personagens e imagens do universo do escritor (onça, boi, tamanduá, pássaros), mistura tons pastéis de azul, verde e rosa e outros mais fortes como o marinho, o verde para o bandeira, o laranja, além do marrom e os tons de bege, em formas soltas no corpo, com muitas batas, bermudas, saias rodadas, vestidos soltos e túnicas.



A combinação de bata com bermuda levemente cobrindo o joelho, com bolso mais estruturado e acompanhado de lapela, aparece muito. Nas blusas, o recorte redondo na parte de cima das costas, enfeitado com uma gola como as das roupas de criança, mas triangular, aparece em vários dos modelos sempre soltinhos.



As mangas dos vestidos e blusas oscilam entre bufante e curta e mais solta, aberta, lembrando a dos quimonos japoneses.



Brilhos localizados permeiam a coleção, que mistura estampas no look e é apresentada em séries, como a a azul (marinho com turqueza), com estampa de passáros, lua e árvores. Ou a marrom (marrom mais escuro com cru), com estampa de formiga junto com tamanduá.



Na túnica fininha com estampa de cobras enroladas ganha brilhos dourados com bordados de espécies de canutilhos.



Durante todo o desfile, trechos do "Grande Sertão" são citados, até que o segredo do personagem Diadorim se revela e o desfile termina. Ronaldo Fraga aparece, andando sobre o lindo tapete feito de serragem com desenhos inspirados também na obra de Guimarães Rosa. E o estilista aparece com uma pilha de livros e os joga de presente para o público.