Topo

Japão elege pessoa transgênero como legisladora pela primeira vez

Da EFE

09/04/2019 13h45

A japonesa Ayako Fuchigami se transformou na primeira pessoa transgênero a ser eleita como membro de uma assembleia provincial no Japão após as eleições locais que aconteceram no domingo, informou nesta terça-feira o jornal japonês "Mainichi".

Fuchigami concorreu no pleito pelo Partido Constitucional Democrático de Japão (PCDJ) e obteve uma cadeira na assembleia em um distrito eleitoral do leste da cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido, província mais ao norte do arquipélago japonês.

A eleição de Fuchigami representa a primeira de uma pessoa transexual para ocupar um posto em uma assembleia provincial do país, segundo a associação de lésbicas, gays, transexuais e bissexuais (LGBT) para representantes locais no Japão.

"Quero retribuir o favor aos que me apoiaram trabalhando duro para criar uma sociedade na qual os LGBT possam ser ativos", disse Fuchigami após conhecer os resultados eleitorais, de acordo com as declarações divulgadas nesta terça-feira pelo "Mainichi".

Fuchigami decidiu entrar para a política após o suicídio de um companheiro e sua meta é mudar a atitude da sociedade japonesa em relação ao coletivo LGBT.

Em sua candidatura, a recém-eleita fez campanha para o reconhecimento legal dos casais do mesmo sexo, algo não contemplado pela legislação atual, assim como para a criação de um marco legislativo para melhorar a integração dos LGBT na educação, entre outros pontos.

Fuchigami nasceu homem na província de Saga, na ilha de Kyusu (sudoeste), e finalizou seus estudos de pós-graduação na Universidade de Hokkaido.

No ano 2000, Fuchigami entrou para o Ministério de Agricultura, onde pesquisou sobre uma variedade de arroz capaz de ser cultivada em terrenos frios, mas posteriormente acabou deixando o departamento governamental.

Fuchigami tinha consciência de sua orientação sexual desde a escola primária, mas só a assumiu quando chegou à idade adulta, segundo o relato veiculado pelo jornal.

A situação começou a mudar um ano depois que Fuchigami deixou o ministério e estreou como dançarina em um clube popular de Sapporo. Posteriormente mudou oficialmente seu nome para Ayako.