Topo

London Fashion Week inicia desfiles de olho nas Olimpíadas de 2012

Ramón Abarca

16/09/2011 17h01

Londres, 16 set (EFE).- A London Fashion Week, uma das passarelas mais vanguardistas do mundo, começou nesta sexta-feira com propostas de 70 estilistas para a coleção primavera/verão de 2012, justamente quando Londres estará no centro das atenções com a realização das Olimpíadas.

Realizada pelo segundo ano consecutivo na Somerset House, um impressionante palácio do século 18, a London Fashion Week é conhecida por revelar novos talentos, que, em sua maioria, são alunos das prestigiadas escolas de arte de Londres, como a mítica Central Saint Martins.

Os organizadores e participantes deste evento, que buscam firmar suas tendências em nível global, possuem esse ano uma temática em comum: os Jogos Olímpicos, que será realizado entre os meses de julho e agosto, em Londres.

"Em 2012, os olhos do mundo todo estarão focados em nós e queremos aproveitar essa chance para mostrar a todos que o Reino Unido é uma força líder na esfera criativa global", afirmou Harold Tillman, presidente do Conselho de Moda Britânica, em comunicado emitido nesta sexta-feira.

A London Fashion Week, que será realizada até 21 de setembro, começou com dois desfiles: o turco Bora Aksu e o irlandês Paul Costelloe. No entanto, o momento mais esperado desta edição acontecerá amanhã, quando o americano Tom Ford apresenta sua segunda coleção feminina.

  • Suzanne Plunkett/Reuters

    Modelo desfila look de Bora Aksu na semana de moda de Londres


Além da busca pela inovação, a semana de moda londrina também se destaca por suas irreverentes figuras, como a rebelde Viviene Westwood, o consagrado Paul Smith e a célebre Stella McCartney.

No entanto, nesta edição de setembro, os críticos observarão de perto, principalmente, os desenhos de Alistair Carr. Após sua passagem por Balenciaga, o renomado artista volta a casa para criar a coleção da centenária marca escocesa Pringle.

Ao contrário das semanas de moda em Nova York e Milão, uma das principais características da London Fashion Week é o foco na criatividade e não somente na indústria.

O estilista espanhol Emilio de la Morena, estabelecido em Londres e que há três anos desfila nesta passarela, explicou à Agência Efe que "aqui insistimos no novo, por isso acho que é mais fácil começar em Londres que em outros lugares, onde se necessita de muito mais dinheiro".

Para De la Morena, que apresentará sua coleção inspirada nas cores e sabores do México, outra característica da semana de moda londrina é o interesse nos desenhos. "Aqui se aposta mais no estilista do que nas assinaturas", completou.

A partir dos anos 1990, Londres se transformou em uma grande potência da moda mundial, destacando nomes como Alexander McQueen, Julien Macdonald e Hussein Chalayan.

No entanto, os especialistas lamentam que a capital britânica não tenha se consolidado como uma das grandes praças da indústria, como ocorreu com Milão, Paris e Nova York. Mesmo assim, a moda no Reino Unido gera trabalho para mais de 1,3 milhões de pessoas.